Educação moral, no ambiente escolar, significa introduzir os educandos no contexto do debate ético com o objetivo de fomentar, por meio de um procedimento argumentativo/dialógico, a sensibilidade para as questões morais e a formação de uma subjetividade como o fórum de decisões práticas.
Civismo são práticas assumidas como deveres fundamentais para a vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste na dedicação pelo interesse público e também pela política de um país, fidelidade, paz ou honra em relação à pátria; patriotismo.
O termo civismo consiste no respeito aos valores, instituições e as práticas políticas de um país diariamente. Já a cidadania são os direitos e deveres deste cidadão, ainda que ele não seja um bom civista e continue a parar em local proibido, assume o risco de levar uma multa e sabe disso. ...
A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. ... O civismo está entre os mais importantes deveres do cidadão.
O civismo também pode ser exercido ao demonstrar preocupação com a cidadania e para que o país seja um lugar melhor para todos os cidadãos que nele vivem, garantindo um ambiente seguro e com respeito aos direitos no Estado Democrático.
Patriotismo é o sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais,(bandeira,hino,brasão,vultos históricos,riquezas naturais e patrimônio material e imaterial) . ... Porém, podemos dizer que nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva às pessoas a serem patriotas.
O civismo são atitudes fundamentais para a vida coletiva, que desenvolve valores e o respeito às políticas de um país. Dentro da Escola o projeto auxilia na construção dessa prática, dando ênfase ao exercício da liberdade de expressão e cidadania social, política e civil. ... Ser IDAAM é respeitar!
Patriotismo é, também, cidadania, mas não se confunde com esta. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, estabelecidos pelo ordenamento constitucional do País. ... Cidadania é razão, é exercício – algo que se exerce. Patriotismo é amor, devoção, é sentimento – algo que se sente.
Pátria é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão que te como função o amor e respeito que se tem pela terra natal. Este patriotismo pode ser manifestado pela valorização da cultura do país, suas belezas naturais e seus símbolos nacionais (bandeiras, brasões, hinos, etc).
Pátria (do latim "patriota", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história. ... Mas, quando, além deste quadro geográfico, se inserem elementos de história, tradição e sangue, o país passa a pátria, à terra e aos seus mortos.
Portoweb - Datas Comemorativas. Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal.
Com objetivo de incentivar o patriotismo e a formação da cidadania, as escolas da rede pública estadual promovem, durante a Semana da Pátria, práticas pedagógicas interdisciplinares em alusão ao dia da Independência, que será comemorado neste sábado, 7 de setembro.
O principal foco está em estimular a cidadania, o respeito e amor à pátria....Veja algumas sugestões:
Art 1º - São Símbolos Nacionais, e inalteráveis: A BANDEIRA NACIONAL, o HINO NACIONAL, as ARMAS NACIONAIS e o SÊLO NACIONAL. A BANDEIRA é o retrato e o HINO é a voz sacrossanta da Pátria, síntese, ambos, dos nossos ideais de brasileiros.
A Semana da Pátria acontece em torno do dia 7 de setembro, data em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil. ... Pedro de Alcântara, reunindo os interesses da opinião pública brasileira, de sua esposa d. Maria Leopoldina, e do ministro José Bonifácio, decidiu por proclamar a independência do Brasil.