EQST

Que S Csio 139?

Que és césio 139?

É o elemento químico menos electronegativo e só tem um isótopo estável, o césio-133. ... O isótopo radioactivo césio-137 apresenta uma meia-vida de cerca de 30 anos e é usado em aplicações médicas, industriais e hidrológicas.

Onde é encontrado o césio 137?

Uma cápsula de Césio-137, utilizada em equipamentos de Raio-X, foi encontrada em um ferro-velho nesta terça-feira (22) na cidade de Arapiraca, distante 136 Km de Maceió, capital de Alagoas. O material é uma substância radioativa e perigosa para a saúde quando removida de dentro da cápsula.

Onde está o material contaminado do césio 137?

São mais de 6 mil toneladas de lixo contaminado com o césio-137, como roupas, móveis e até casas. Todo o material está em um imenso depósito, em Abadia de Goiás, a 20 km da capital.

O que foi feito com o material contaminado com o césio 137?

O Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia. ... No ferro-velho, Devair abriu a caixa que continha a cápsula a fim de aproveitar o chumbo, mas ao fazer isso ele liberou para o meio ambiente cerca de 19 g de cloreto de césio-137.

Em qual região de Goiânia aconteceu a contaminação?

A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás.

Como é feito o descarte do lixo radioativo?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com o césio 137?

O próprio césio-137 é seguro contanto que não entre em contato direto com a sua pele ou que você não seja exposto à sua radiação por tempo excessivo e sem as medidas de segurança sendo rigorosamente respeitadas. E essa mesma radiação que é empregada na radioterapia.

O que pode ser feito para evitar acidentes radioativos?

Para que a poluição radioativa não cause mais impacto no ecossistema terrestre, algumas soluções podem resultar: o correto e consciente manuseio, diminuição dos testes nucleares, monitoramento e descarte dos resíduos nucleares, limitação do uso de raios X, dentre outros.

Como estão as vítimas do Césio-137 anos depois do acidente?

'A gente não vive, vegeta': vítimas do césio-137 relatam dor 33 anos depois. ... Entre elas, a de dois funcionários do ferro-velho de Devair; a de sua esposa Maria Gabriela Ferreira; e de Leide das Neves Ferreira, sua sobrinha, que na época tinha 6 anos e foi a primeira vítima, tornando-se símbolo da tragédia.

Onde foram enterradas as vítimas do Césio-137?

Odesson Alves Ferreira, irmão de Devair e presidente da Associação de Vítimas do Césio-137, lembra que as primeiras a morrer foram sua sobrinha, Leide das Neves, de 6 anos, e Maria Gabriela, esposa de Devair, no mesmo dia 23 de outubro. As vítimas foram enterradas em caixões de chumbo para conter a radiação.