Depois do convênio entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e instituições portuguesas de ensino superior, estudantes brasileiros podem ingressar em universidades de Portugal utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
600 pontos
Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem, com exceção dos estudantes de medicina, as instituições portuguesas não oferecem vagas para alunos estrangeiros na graduação.
De acordo com a legislação portuguesa, o curso de Medicina é o único que não aceita a nota do ENEM como porta de entrada. Logo, os estrangeiros só podem ingressar na faculdade fazendo o vestibular tradicional aplicado em solo português.
Para estudar medicina em Portugal, você deverá fazer o exame nacional (depois de estar morando legalmente no país por 2 anos ou ter o estatuto de igualdade de direitos) e concorrer à vaga como os portugueses fazem.
Melhores universidades de medicina em Portugal
Universidade de Lisboa