Álcool ou gasolina, qual usar? Essa dúvida vem de muito tempo, desde o fim dos anos 70, quando o derivado de petróleo, em plena crise, encontrou um rival de peso saído dos canaviais, hoje chamado etanol.
Mas qual deles é realmente vantajoso?
Pra saber o que é mais vantagem, levando em conta apenas o consumo, basta dividir o preço do litro pelo consumo. Não precisa fazer um monte de contas e comparações proporcionais ou qualquer outro malabarismo aritmético.
O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, sugere que cada motorista faça as contas e veja qual a proporção é a correta. Para ele, nem mesmo as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feitas pelo Inmetro, refletem a realidade.
Não concordo com sua teoria ok. A gasolina lubrifica, limpa bicos ok. Ela suja mais o óleo do motor diminuindo a sua vida útil. Álcool não lubrifica ok. Mas o óleo do motor, suja menos e lubrifica por mais tempo.
Meu camarada, boa tarde! Sugiro vc fazer a média de consumo de um tanque completo com gasolina e comparar com a média de um tanque com álcool, no seu Compass. Isso para a cidade, ou estrada, por exemplo. Fiz isso com meu Focus para saber o que vale mais.
Claro que não! Esse percentual pode variar de 68, 69, até 71, 72%. A quem diga que pode ser alterado até para 75%. Como saber? Fazendo as continhas. É só abastecer o carro com gasolina e fazer a conta: quantos quilômetros ele andou com 1 litro de gasolina?
Porém, por se tratar de um combustível fóssil, a gasolina não traz benefícios ao meio ambiente. A falta de sustentabilidade do combustível se dá pela emissão excessiva, tanto de dióxido quanto de monóxido de carbono.
A verdade meus amigos é que em nosso país não há pra onde correr quando a questão é o custo dos combustíveis, dificilmente teremos alguma vantagem no uso desse ou daquele combustível, só teríamos alguma vantagem de fato se a “larica” tributária não existisse.
Concordo com você MRG, a única vantagem a favor da gasolina é a autonomia. Mesmo assim a autonomia do etanol será suficiente para enfrentar longos trechos sem postos de abastecimento, mesmo nos lugares mais remotos.
O etanol possui uma densidade energética muito baixa, fazendo com que o veículo necessite de uma quantidade maior de combustível para realizar o mesmo trajeto da gasolina, por exemplo.
Pessoal, boa noite, infelizmente os carros de cilindrada pequena são uma ilusão, 1.0 / 1.5 … não vale mais a pena comprar, o consumo aumenta muito acima de 100 km / hora… acredito que dificilmente andem a 80km / hora pensando na econômica, e por experiência própria sugiro a compra de carros 2.0 muito mais econômicos e mais potência ecomomizando muito mais, devido que eles andam a 110 km/ hora a baixa revolução… fazendo uma média muito boa, ao contrário dos pequenos…. tenham uma boa noite!!!
O querosene era utilizado para iluminar as ruas nos anos de 1863 a 1872. A gasolina, por sua vez, era considerada um combustível de baixa qualidade, por isso, era descartada.
Está cheio de vídeos de nível médio de conhecimento evidenciando o grau de acúmulo de resíduos em motores com muito etanol, nem mesmo aquela roçadeira Sthil resiste a essa abominação de 30%.
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então abasteça com gasolina.
Com as constantes altas no preço da gasolina, muitas pessoas costumam ficar na dúvida se o álcool (etanol) não é mais vantajoso para abastecer os veículos flex.
Contudo, na década de 1970, com a crise do petróleo ganhando proporções cada vez maiores, o Brasil criou o programa internacional Pró Álcool, aumentando a popularidade do etanol ao redor do mundo.
Por falar nesses assuntos, lembre-se sempre que quando a questão é gerenciamento financeiro pessoal, utilizar um app de controle financeiro ou uma planilha pode te ajudar bastante.
minha spin foi gás de 5 geração e alcool ,mais percebi que subidas e aceleradas consomem bem o allcool o que faz o custo final aumentar consideravelmente ,,vou passar pra 3 geração acho que vai ser mais economico apesar de ser um carro automatico
Vale lembrar, no entanto, que estes são os preços médios, a situação pode variar em relação aos postos que você abastece ou devido ao preço na sua cidade.
Além da recaptação, outro ponto positivo bastante interessante do etanol é que, por conter água na sua composição, o combustível acaba fazendo uma “limpeza” em todo o sistema do veículo.
Não sou especialista mas outro fator contra o álcool é que ele destrói as velas, tive que trocar pois meu carro um belo dia não dava mais partida. Ao avaliar o mecânico mostrou a vela cheia de resíduo e segundo ele a causa é o etanol (me recomendou a sempre abastecer uma porcentagem de gasolina p/ minimizar esse problema)