Na Língua Portuguesa, o “H”, quando empregado no início das palavras, não tem som, algo que causa dúvidas para muita gente na hora de escrever e quando existe uma variação daquele termo com a mesma pronúncia (com significado diferente), em que a letra “H” não está presente, gera ainda mais dificuldades.
Exemplos: - Homem, hoje, helicóptero. “Com que letra inicia estas palavras? Quais são os sons iniciais? Podemos dizer se a letra h nestas palavras possui algum som?”
No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hoje (do latim hodie), haver (do latim habere), homem (do latim homine), hábito (do latim habitu), hélice (do grego hélix) e herege (do provençal heretge).
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.
No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras mochila, acarinhado e molhado. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.
“Há” é a forma conjugada do verbo “haver” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, e pode ser sinônimo da palavra “existir”. No entanto, vamos falar sobre outra função: a de indicar o tempo passado. É nessa hora que a dúvida surge, já que ele é confundido com “a”, que dependendo da frase pode ser usada como artigo.
- Conclua com a classe que a letra H para formar algum som precisa da companhia das letras C, L e N.
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre os usos do H e sua pronúncia nas palavras.
Se a dúvida persistir, tente substituir a palavra por “faz” — se a frase ainda fizer sentido, então o uso correto é “há”, com o H. Veja:
Em chats na Internet e mensagens de celular, o h é também utilizado, em linguagem informal, para substituir o acento agudo, sendo comum a utilização de palavras como: eh (é), lah (lá), soh (só), ateh (até).
Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta refletir se a letra H possui algum som ou não e que para realizarem esta descoberta, a classe utilizará o dicionário.
Agora em 2016, o novo acordo ortográfico entra em vigência, após anos de prorrogação. O objetivo desse acordo é tentar unificar a língua portuguesa como um todo para que ela seja mais acessível aos países que tem o português como língua oficial. Além disso, as relações entre esses países tenderão apenas aumentar, uma vez que a comunicação escrita estará padronizada, facilitando a troca de informações, inclusive quando se diz respeito aos livros.
O h aparece também no meio de palavras formadas por derivação prefixal. De acordo com a novo acordo ortográfico, deverá ser utilizado o hífen depois do prefixo sempre que a segunda palavra começa com h.
Já “a ver” é uma expressão que indica a relação entre uma coisa e outra, ou até mesmo afinidade.
- Chá, sonho, galho. “E agora, a letra h possui algum som nestas palavras?”, “Qual a diferença de sono para sonho?”
O h é utilizado na palavra Bahia por tradição ortográfica e consagração pelo uso. Não é, contudo, utilizado nas palavras cognatas de Bahia, como baiano. O oposto acontece com outras palavras, como erva e inverno que, embora escritas sem h, possuem palavras cognatas escritas com h, como herbívoro e hibernal.
Uma das regras impostas diz respeito à letra H, em relação ao modo que se escreve no início das palavras e em seu término. Por exemplo, o H final será ainda permitido utilizar nas expressões que correspondem a interjeições, como “ah”, “oh”, “ih”. O mesmo acontece para o H inicial nas interjeições e palavras já consagradas no vocabulário dos falantes da língua portuguesa, que é o caso do “hein”, “hum” e “hã?”. Agora, quando se fala no H inicial em outras palavras, é preciso prestar muita atenção para não errar na ortografia (inclusive já tem alguns vestibulares que estão aceitando apenas o novo acordo ortográfico nas redações e respostas dissertativas):
De acordo com as regras estabelecidas pelo acordo, são os outros países, não o Brasil, que sofrerão mais com as especificações, já que a ortografia de suas palavras irá mudar bastante em comparação como que era antigamente. Os países que assinaram o acordo foram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Agora que você já sabe como deve ser usado o H nesse novo acordo ortográfico, é só treinar para conseguir absorver as regras. Ajuda você ter sempre em mãos um caderninho só das novas regras para se acostuma e assim, aprender.
Embora possuam a mesma pronúncia, essas duas palavras têm significados bem diferentes. Enquanto “hora” é o substantivo que dá nome a um período de 60 minutos, ou um horário/momento específico, “ora” pode ser usado de diversas formas: advérbio, conjunção e interjeição. Veja exemplos das classes de palavras:
Já quando se fala sobre manter o H inicial é para palavras que são separadas por hífen, como em: pré-história, anti-higiênico. Além disso o H inicial deverá ser empregado também em questão de etimologia, como acontece com as palavras hélice, hoje, hora, helicóptero, homem, haver, humor, humano, hipopótamo, hiena, hálito.