A aproximação do corpopositivamente carregado atrai as cargas negativas do corpo eletricamente neutro. A extremidade próxima ao corpo carregado ficanegativa, enquanto a extremidade oposta fica positiva. ... Elétrons subirão da terra para neutralizar o “excesso” de carga positiva.
Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons. ... positivamente: quando o corpo perde elétrons e fica com excesso de prótons; negativamente: quando o corpo ganha elétrons e fica com excesso de cargas negativas.
Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. Além disso, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, ou seja, transferir carga elétrica para outro átomo.
Significado de Eletrizar verbo transitivo direto Desenvolver ou produzir propriedades elétricas em corpos materiais. Eletrificar; encher um corpo com cargas elétricas.
Processos de eletrização são fenômenos em que elétrons são transferidos de um corpo para outro em virtude de uma diferença na quantidade de cargas elétricas existente entre dois ou mais corpos, ou, ainda, pela aquisição de energia advinda do atrito entre corpos.
a) que o vidro adquira cargas elétricas de sinal negativo.
Por terem diferentes sinais, as partículas de prótons e elétrons se atraem quando postas em atrito. Caso o sinal da carga seja o mesmo, as partículas se repelem.
Os bastões de vidro e as barras de plástico, quando atritados com a seda e a lã, respectivamente, adquirem uma propriedade que não possuíam antes da fricção: eles passam a se atrair ou a se repelir quando colocados convenientemente um em presença do outro.
Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.
Explicação: A seda tem maior afinidade por elétrons do que o vidro, assim quando se esfrega um pedaço de seda num bastão de vidro, ambos inicialmente neutros, a seda rouba elétrons do bastão ficando eletrizado negativamente, já o vidro fica com falta de elétrons e eletrizado positivamente.
atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã, com carga negativa. atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva.
Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro. Nesse caso diz-se que houve uma eletrização por atrito. Consideremos um bastão de plástico sendo atritado com um pedaço de lã, ambos inicialmente neutros, conforme a Figura 1.
Resposta. Eles se repelem, pois os opostos se atraem.
Se os dois corpos tiverem o mesmo sinal de carga haverá uma força de repulsão entre os mesmos. Se os dois corpos tiverem cargas opostas haverá uma força de atração entre os mesmos. Um corpo eletrizado é um corpo que possui número de elétrons diferente do número de prótons.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
Verificado por especialistas Na eletrização por atrito, quando inicialmente neutros, um deles ficará com carga positiva e o outro com carga negativa. Na eletrização por contato, um eletrizado e outro neutro, inicialmente, o corpo neutro vai adquirir a mesma carga do corpo eletrizado.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".