Regras
Para começar é preciso desenhar um caracol no chão, em formato de espiral, e dividi-lo em várias partes. O jogador tem que fazer todo o trajeto pulando com um pé só, até alcançar a casa "céu". Só lá ele pode colocar os dois pés no chão. Depois de chegar ao fim, a pessoa volta até o início, também pulando com um pé só.
Amarelinha Africana , diferente da nossa tradicional amarelinha , não usa uma pedrinha , céu ou inferno e seu formato é diferente.
Jeito de brincar Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.
De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.
Os benefícios da brincadeira pega-pega Quando as crianças estão correndo, elas trabalham seu equilíbrio, coordenação motora e desenvolvem consciência corporal. O pega-pega também desenvolve a cognição das crianças, pois é preciso pensar em estratégias para fugir e evitar ser pego.
Significado de Pega-pega Correria que resulta de alguma ação policial. Brincadeira de criança em que uma corre atrás de outra, buscando a pegar (tocar), com um lugar livre onde não se pode pegar; pique. ... Etimologia (origem da palavra pega-pega).
Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.
Enquanto praticam o pique-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas.
Funciona assim: um dos participantes será o mestre e ficará na frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão obedecê-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “o mestre mandou”. As frases que não começarem com estas palavras não devem ser obedecidas.
O MESTRE MANDOU: Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.
Jeito de brincar O grupo define quem será o mestre, que vai comandar a brincadeira. Ele diz: "Seu mestre mandou!" Todos perguntam: "Fazer o quê?" Aí ele inventa tarefas para o grupo: pular numa perna só, buscar um lápis vermelho, achar uma flor etc.
Você já brincou de siga o mestre? As regras do jogo são bem simples:
O 'golzinho' é uma brincadeira popular entre crianças e adolescentes. Pelas ruas de Salvador, é comum observar quatro ou seis jovens igualmente divididos em dois grupos, jogando uns contra os outros. O objetivo: acertar o gol adversário, guardado por traves em tamanho reduzido.
O grupo escolhe quem será o mestre, responsável por propor os desafios para o grupo. A ordem pode ser encontrar um objeto de uma cor específica ou mesmo dar uma volta completa no quarteirão. O último a cumprir a prova leva um castigo.