Resposta: Perigos reais: Fome, sede, doenças, tempestades, danificações nas embarcações.... Perigos imaginários: os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do abismo..
Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos. ...
Resposta
É sobejamente conhecido que a principal dificuldade que os Navegadores/Descobridores enfrentaram durante o Período das "Descobertas" foi o ESCORBUTO ou seja a falta de alimentos Frescos porque e sempre a Naus foram abastecidas com Productos Salgados em Barricas os quais não continham as Proteínas necessárias para que ...
Os marinheiros tiveram que enfrentar doenças, tempestades, vento, fome e sede, perigos de todos os tipos, grandes riscos de naufrágio, solidão… Mas os navegantes europeus tiveram também que encarar e vencer um inimigo diferente e muito mais poderoso, que se encontrava dentro deles: o medo.
Resposta: Nestas viagens, os marinheiros enfrentavam fome, doenças, equipamentos inadequados e primitivos de navegação, erros humanos e acidentes pelo fato de estarem viajando e explorando um território totalmente novo e desconhecido, assim como também o risco de serem capturados e mortos por nativos e piratas.
Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.
Se falarmos, contudo, das Grandes Navegações, são outras as nações pioneiras: Espanha, Portugal, Holanda e Inglaterra, que tinham tecnologias de navegação mais sofisticadas.
Os dois grandes pioneiros foram Portugal e a Espanha, tendo a Espanha, em 1492, descoberto a América do Norte e Portugal, em 1500, descoberto a América do Sul. Chegaram, por meio do Tratado de Tordesilhas, a dividir entre si todos os territórios do Novo Mundo.
Portugal
Resposta: As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI.