Os movimentos sociais vêm desde o tempo do Império. Mas foi a partir do Golpe Militar de 1964 que eles se intensificaram. ... Esses são movimentos sociais que buscam igualdade social, assim como o fim da homofobia. Por fim, há a atuação também das organizações não governamentais (ONGs), bem como dos sindicatos.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Nessa condição, os movimentos sociais tradicionais representam pequenos grupos de pessoas (trabalhadores, donas de casa, eleitores, povos indígenas) que se unem para mudar a realidade econômica e social de todo o Estado.
Resposta. Bom,os movimentos sociais tem o objetivo de unir pessoas que se simpatizam pela mesma causa e assim,lutarem e reivindicarem causas e direitos nos quais eles acreditam. Como por exemplo,o Movimento dos Trabalhados Sem Terra(MST) que tem como foco principal,lutar pela reforma agraria.
As principais características dos movimentos sociais modernos ou contemporâneos são representadas por: discutem temas mais restritos e pertinentes aos problemas sociais locais - como é o caso das lutas pelas igualdades de gênero e racial.