Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020
Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano. Apesar disso, as primeiras ondas de frio devem começar já no fim do mês. Em maio, as configurações oceânicas continuam não favoráveis à passagem de frentes frias.
A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).
A partir da segunda quinzena de abril, algumas áreas do interior têm risco de geada, e de maio pra frente uma geada mais significativa. O frio de inverno chega mais cedo. Está sinalizando um inverno mais frio que o ano passado. Vai ter calor no meio, mas tem chances de ser mais frio que no ano passado”.
O inverno de 2020 será com pouca chuva e pouco frio no estado do Rio de Janeiro, de forma geral. O carioca deve se sentir como num outono agradável, sem o calor excessivo do verão, mas também sem o frio intenso. ... Agosto e setembro devem ser meses secos, com poucos eventos de chuva, e temperaturas relativamente altas.
20 de junho de 2020 às 18h44
Agosto de 2020 foi quase todo marcado por dias de sol e tempo seco na cidade de São Paulo. ... A forte onda de frio que avançou sobre o Brasil no começo da segunda quinzena de agosto de 2020 deu a São Paulo a menor temperatura do ano, até agora, e a menor temperatura máxima.
Além de tudo, para o verão será caracterizado por temperatura acima da média em todo o Brasil com maiores desvios na região Sul. Para os meses de janeiro e fevereiro, o risco de períodos chuvosos, chamados de invernadas na parte central do Brasil, é baixo.
21 de junho