Os pais sempre querem garantir que seu bebê esteja crescendo de maneira saudável e adequada. Uma das coisas mais importantes a monitorar é a respiração do seu bebê. Se você já se perguntou se é normal que um bebê esteja respirando pela boca, este post é para você! Vamos discutir os fundamentos da respiração em bebês.
É possível suspeitar da respiração pela via oral com alguns sinais específicos observáveis na criança e no bebê. Entre os mais visíveis estão o sono agitado, tosse noturna, babar no travesseiro, dificuldade de manter a boca fechada durante o dia, despertar com boca seca e extrema sede, e até mesmo ronco.
De fato, esse problema é capaz de gerar diversas complicações no desenvolvimento da criança e do bebê, por isso é preciso estar atento aos sintomas e nunca esquecer de que respirar pela boca faz mal, principalmente quando é durante o sono do bebê.
Información adicional » Puedes consultar la información adicional y detallada sobre Protección de Datos Personales en la Política de Privacidad y Aviso Legal de https://br.guiainfantil.com
Respirar pela boca faz mal, principalmente quando não é identificado a tempo. Quando é realizada somente através da boca, o cérebro recebe menor oxigenação e o bebê não consegue descansar durante suas horas de sono afetando de maneira negativa sua formação.
Respirar pela boca é um hábito comum entre crianças e adultos. Entretanto, mesmo que aparentemente inofensivo, pode gerar problemas de saúde. Por isso, deve ser corrigido desde a infância, já que pode causar consequências, como malformações orofaciais, deformações dentárias, problemas de mordida, entre outros. Entenda.
A primeira vez que vi o meu bebê de 5 meses mergulhar em uma piscina e depois se manter à tona como se o tivesse feito toda a vida, eu fiquei impressionada. A monitora de natação nos explicou que os bebês têm a apneia reflexa desde que nascem até os 8 ou 9 meses de vida, que consiste em fechar a glote, bloqueá-la, para impedir a passagem da água aos pulmões quando estão submersos.
Depois veja também: Bebê cansado para respirar? Confira as causas e tratamentos!
Pode ficar tranquila. É normal. Seu bebê esta na fase do desenvolvimento oral(boca) , que vai desde o nascimento até os 1 ano e meio de idade, no qual a boca é o local que ele associa ao seio da mãe, também começa a ter hábitos de colocar objetos na boca. Quando ele olha pra mão ele enxerga ‘um objeto’ e leva a boca…
De fato, alguns casos isolados podem ocorrer, principalmente em crianças maiores. Casos de cansaço extremo e respiratórios podem causar a obstrução da narina por um curto período, o que resulta em uma respiração bucal durante o sono.
- Terapia respiratória por meio de exercícios passivos e ativos e de uma terapia de treinamento psíquico e físico para modificar o padrão respiratório e a postura.
Quando o bebê nasce, seu sistema nasal geralmente ainda está imaturo. Isso significa que pode levar algum tempo até que ele desenvolva integralmente a capacidade de fechar completamente suas passagens nasais ao inspirar e expirar.
Quando suspeitar da respiração oral? A síndrome do respirador oral nem sempre é notada pelos pais, por isso é bom ficar atento a alguns sinais indicativos. Os mais visíveis são a dificuldade para manter a boca fechada, ronco, sono agitado, hábito de babar durante o sono e, até mesmo, tosse.
Quando respiramos pela boca, o ar vai diretamente para os pulmões, sem passar por qualquer tipo de purificação. Porém, o único lugar do nosso corpo capaz de realizar tal função é o nariz, pois tem as estruturas ideais para a correta inspiração do ar no ambiente em que se vive. Como consequência, pode gerar inúmeros problemas de saúde.
Acredita-se que este reflexo se deve ao mecanismo que os bebês utilizam durante o seu desenvolvimento dentro do útero, enquanto estão flutuando no líquido amniótico. Provavelmente, e fruto dessas características, existem outros comportamentos do bebê relacionados com a respiração que também foram surpresa para mim. De repente, um dia me surpreendi quando me deu conta de que o meu bebê não sabia respirar pela boca, já que começou a soltar o peito para pegar ar enquanto estava mamando. Qualquer pequeno catarro que lhe obstrua as fossas nasais pode ser um problema para eles porque não sabem usar a boca para inalar ar, quando o nariz está tapado.
Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.
Referências: Instituto PENSI.
Como limpar o nariz do bebê recém-nascido?
Para limpar o nariz de um bebê não é preciso cutucar os orifícios com um cotonete. Se o seu filho tiver as chamadas “melecas” (secreções endurecidas que grudam nas fossas nasais) facilmente elas serão expelidas com a respiração.
Então, não há necessidade de limpar diariamente nem de usar cotonetes. Limpe apenas quando estiver com secreções. “Aí, o ideal é fazer uma lavagem com soro fisiológico com posterior aspiração, por meio de um aspirador nasal infantil”, ensina Sylvio.
Sair leite materno pelo nariz do bebê é normal? O que devo fazer? Isso pode acontecer. A maioria dos bebês podem ter regurgitações, pelo fato de o esôfago e o estômago serem imaturos, o que permite o retorno do leite.
O aspirador nasal infantil pode ser usado desde o nascimento do bebê, pois seu uso é totalmente seguro.
Principais sintomas
- Se você estiver usando o aspirador no formato de pera, aperte bem o bulbo antes de inseri-lo no nariz do bebê. Isso é importante para que todo o ar saia de dentro, criando um vácuo (continue segurando). - Com todo o cuidado, coloque então a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança.
Como usar: aperte a bombinha e insira o bico anatômico com cuidado em uma das narinas do bebê. Faça isso de maneira delicada, porque um movimento brusco pode machucá-lo. Tampe suavemente a outra narina e diminua gradativamente a pressão dos dedos na bombinha até que a secreção seja aspirada.
Tabela de Comparação dos Melhores Aspiradores Nasais Manuais
Modo de usar
Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta