Entre as semanas 3 e 4 da gravidez: Ovulação, fecundação do óvulo, formação do blastocisto, implantação no útero e desenvolvimento das vilosidades coriônicas, que darão origem ao embrião. A mulher ainda não sabe que está grávida e os sintomas são parecidos com sintomas pré-menstruais.
A avaliação do saco gestacional é um bom parâmetro para verificar se a gravidez está evoluindo como deveria. Os parâmetros avaliados pelo médico são a implantação, o tamanho, a forma e o conteúdo do saco gestacional. Confira outros exames para avaliar a evolução da gravidez.
Normalmente, a barriga só passa a ser perceptível entre a 20ª e 25ª semana, ou seja, lá para o quinto, sexto mês. Mas claro, se for uma gravidez de gêmeos, ela pode aparecer antes. “Nos primeiros três meses, o útero cresce no máximo 12 centímetros (seu tamanho original é sete) e é comum ficar imperceptível.
Os possíveis resultados? Mau humor e um vermelhão no rosto. Dores-de-cabeça, tonturas leves e palpitações também são comuns nessa fase, porque o volume de sangue no corpo aumenta até o fim da gestação, ele será 50% maior. Como esses sintomas também podem ser sinais de doenças, é sempre bom conversar com o médico.
Toda grávida precisa saber que…
O que levar para o hospital
Durante a gravidez, a gestante deve ter uma rotina saudável, como fazer acompanhamento pré-natal; manter alimentação equilibrada e cuidados com os pés e a pele, entre outros. Vale ressaltar que essa atenção se reverte em benefícios para mãe e bebê.
10 dicas importantes para a mãe de primeira viagem