O personagem de Frankenstein nasceu em Nápoles (de acordo com a edição de 1831 do romance) e cresceu em Genebra. Ele é filho de Alphonse Frankenstein e Caroline Beaufort, que morreu de escarlatina quando Frankenstein tinha 17 anos.
O navio dos exploradores fica preso no gelo, e Victor, já bastante doente, acaba morrendo. O capitão Walton então surpreende a criatura na cabine, no leito de morte de Frankenstein, pranteando seu criador.
Diferente da maioria dos iluministas, Wollstonecraft defendia a igualdade entre os sexos. Em Vindication, ela formulou fortes críticas aos discursos iluministas que encaravam as mulheres como “naturalmente” inferiores em relação aos homens.
Os escritos de Wollstonecraft marcam a primeira sistematização conhecida das origens da negação da liberdade feminina. Nesta primeira fase do feminismo, da qual ela é o grande nome fundador, os eixos do direito ao voto, à educação e à propriedade das mulheres eram os nortes da disputa política.
O tema principal dos estudos de Wollstonecraft era a estrutura da sociedade de sua época e o papel que era reservada para a mulher nesta estrutura. A preocupação de Wollstonecraft em estender os direitos políticos e sociais, em nome da igualdade, a caracterizam como Iluminista.
Resposta: Seus estudos foram importantes para organizar o movimento político que, no início do século XX, corrigiria as injustiças estruturais que os revolucionários franceses não foram capazes de corrigir: a liberdade social e política das mulheres.
Wollstonecraft (1996a) adverte que a educação de seu tempo era primaz em fazer das mulheres “objetos insignificantes de desejo” (p. 9). Para ela, Rousseau contribui com essa visão ao afirmar que a mulher não deve ser independente, mas deve permanecer uma “doce companhia” (p.
Estudiosos do tema explicam que o surgimento do feminismo pode estar associado ao adventos da Revolução Francesa (1789), pois nessa época foi escrita a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. ... A partir de então, o feminismo e a luta pela valorização da mulher começou a ganhar espaço.
O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.
A história do “empoderamento” feminino não é tão antiga como deveria ser. Em geral, até o século XIX, a mulher era vista como um ser inferior aos homens, as quais não possuíam os mesmos privilégios que eles, por exemplo, ler, escrever, estudar, guerrear, enfim, escolher.
Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. ...
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
Conquistas do feminismo no Brasil: uma linha do tempo