República
O católico chinês John Wu Ching Hsiung, citando e desenvolvendo esta síntese, explicou que esta religião popular não permite os chineses de prestarem directamente culto a Shang Ti, o Deus supremo chinês, porque os próprios crentes achavam-se demasiado pequenos e humildes diante de Shang Ti.
A economia de comando estabelecida sob Mao Zedong foi substituída pela economia de mercado socialista sob Deng Xiaoping, o atual sistema económico, com base em que "a prática é o critério único para a verdade".
Em uma sociedade comunista, não haveria governos estatais ou países e não haveria divisão entre classes. Pelo contrário, a sociedade seria autogerida democraticamente, entretanto não na forma política e sim através da atividade humana consciente.
Regime Comunista Sob dominação estrangeira, a China era dividida entre o Partido Nacionalista e o Partido Comunista Chinês (PCCh). ... Paradoxo Político O governo comunista garante o desenvolvimento de empresas capitalistas. O regime diz representar os operários, mas não assegura direitos básicos.
Tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com relativa autonomia (Hong Kong e Macau).
A República Popular da China, que compreende a China continental, a ilha de Hainan e algumas ilhas do Mar da China Meridional, é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China. ... O Comitê do Partido Comunista desempenha um papel relevante na seleção de candidatos em todos os níveis.
O atual Presidente é Xi Jinping, que assumiu o governo em 2013 devido à renúncia de Hu Jintao na liderança do Partido Comunista da China, em 2012. Xi ocupa ainda os cargos de Secretário-Geral do Partido Comunista da China e Chefe da Comissão Militar Central, o que de fato o torna o Líder Político do país.
A China é um país de diversos partidos políticos. Além do Partido Comunista da China, que está no Poder, existem outros partidos com o nome genérico de "partidos democráticos".
Os chineses configuram uma das civilizações mais antigas, remanescentes da planície ao norte do país, nas proximidades do Rio Amarelo. A formação do povo chinês sofreu influência de diversos outros povos. Os estrangeiros que vivem no país são de países como a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão. ...
A economia de mercado socialista é o modelo econômico empregado pela República Popular da China. É baseado em empresas estatais e uma economia de mercado, e teve suas origens na política de Deng Xiaoping que chamou o seu sistema econômico de socialismo com características chinesas.
Exército de Libertação Popular ocupa o Palácio Presidencial, em Nanjing. Abril de 1949. A Revolução Comunista Chinesa, refere-se à fase final (1946-1950) da Guerra Civil Chinesa.
A Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai colocou fim à monarquia chinesa e deu início a uma República formada a partir de um governo provisório. O período que se seguiu após 1911 foi bastante conturbado na China, e a instabilidade fomentou movimentos separatistas em parte do país.
Desde a época do surgimento da civilização chinesa, há 4 mil anos, até o ano de 1978, muitas coisas aconteceram. A China tornou-se um grande império no século II a.C., quando iniciou a construção da Grande Muralha para se defender dos mongóis. No século XIII, o país começou a ter contato com o mundo ocidental.
Uma das principais características do desenvolvimento econômico da China nos últimos 30 anos foi o expressivo aumento do comércio exterior. Entre 1975 e 2008, as suas exportações saltaram de US$ 7,7 bilhões para US$ 1.
Período de reajuste (1979-1981) Durante esse período o país passou por um processo de abertura econômica, o qual muitos especialistas consideram como crucial para o atual estágio do desenvolvimento econômico chinês.
Em primeiro lugar, a abertura econômica chinesa ocorre em meio a um processo mais amplo de transição de uma economia totalmente planificada para uma economia socialista de mercado, com participação crescente, porém paulatina, do mecanismo de preços nas transações econômicas.
A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo (PIB Nominal), superada somente pelos Estados Unidos. ... A China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com a média do crescimento do PIB em torno de 10% por ano.
O governo chinês promoveu a abertura da economia a partir de 1970 e o sistema capitalista foi sendo introduzido na essência da política chinesa. ... A abertura da economia não proporcionou somente mudanças financeiras, mudanças também na vida das pessoas, até mesmo em antigos hábitos da população chinesa.
A criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) da China foi uma das principais medidas adotadas pelo governo do país para promover a abertura econômica. ... Uma das principais características desse processo foi a demarcação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).
É Deng Xiaoping que põe em prática as reformas econômicas que fariam da China o país com maior crescimento econômico do planeta. Dentre essas reformas, destacam-se as quatro modernizações, nos setores da agricultura, indústria, comércio, ciência, tecnologia e na área militar.