Estufas são estruturas montadas para criar um ambiente de calor, principalmente, durante os períodos de inverno. Nelas podem ser cultivadas hortaliças, legumes e frutos. ... O frio pode ser prejudicial, assim como o calor excessivo. A umidade relativa do ar também pode atrapalhar no desenvolvimento das plantas.
As estufas agrícolas podem ser utilizadas para as seguintes aplicações:
Geralmente, os materiais utilizados em estufas são etilenos (plásticos) transparentes. ... Eles possibilitam a chegada quase que total da luz solar nos solos, que devolvem esse calor em forma de radiação infravermelha.
Em média se usa telas de sombreamento 50% a 70% de densidade, que é um coeficiente que protege a planta sem deixar faltar luz. Nos períodos chuvosos a tela tem a função de minimizar impacto, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água.
A temperatura mais favorável depende da espécie de planta cultivada e do nível desejado de atividade fotossintética. A temperatura típica de uma estufa varia entre 10 e 20°C (50-68°F).
60ºC
Não se esqueça também de sempre manter a bandeja da estufa com água. Caso contrário, a temperatura será perdida e os salgados não serão tão saborosos. Evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água.
Em estufa deixar 160° por 2 horas e 170° por 1 hora. Nunca apresse ou diminua o tempo de esterilização pois há riscos dos materiais não se esterilizarem corretamente.
Modo de usar: Os instrumentos a serem esterilizados devem permanecer a uma temperatura de 170°C por 1 (uma) hora ou 150°C por 2 (duas) horas acondicionados em caixa metalica fechada ou embrulhadas em papel alumínio.
A embalagem correta para estufa são caixas metálicas fechadas individualizadas para cada paciente/cliente e não o papel alumínio. Embora seja compatível com o processo de esterilização a seco, não fornece barreira. Como é frágil, pode ser facilmente rompido e o material se contamina.
Normalmente são utilizadas embalagens para acondicionar os materiais durante a esterilização para evitar contaminação posterior....
O procedimento de descontaminação é feito através da fricção do instrumental auxiliada por esponja ou escova embebida em álcool etílico a 70% durante 10 minutos por três vezes, totalizando 30 minutos. Outra opção é a imersão completa do instrumental em álcool etílico a 70% por 30 minutos.
Como você já deixou a estufa ligada durante a higienização, agora ela já deve ter atingido a temperatura correta de 170ºC, ou seja, perfeita para colocar os instrumentos. Feche o aparelho e aguarde completar o ciclo de esterilização, que dura 1 hora. Durante este tempo a tampa da esterilizadora não pode ser aberta.
Depois disso os recipientes de plástico podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com: Água suficiente para cobrir tudo; 2 colheres de sopa de água sanitária; 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio....A seguir, indicamos 3 formas de fazer isso:
É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida a uma determinada temperatura e pressão durante um determinado tempo, destruindo todas as suas bactérias, esporos, vírus e fungos.
4 maneiras para esterilizar com segurança Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.