O Relógio Mundial (em alemão: Weltzeituhr), também conhecido como Relógio Mundial Urania (em alemão: Urania-Weltzeituhr), é uma grande torre de relógio o localizado na praça pública de Alexanderplatz em Mitte, Berlim.
Em 1884, representantes de 25 países se reuniram em Washington, nos EUA, e oficialmente dividiram o mundo em 24 fusos diferentes. Foi determinado que o fuso 0º, ou meridiano inicial, ficaria em Greenwich, cuja hora recebeu o nome de GMT. A partir dele, foram estabelecidos os outros limites para os fusos.
Como usar o mapa de fuso horário global?
Basta subtrair o fuso da cidade de destino pelo da cidade de origem. Caso eles se encontrem em hemisférios diferentes, terão sinais diferentes e, inevitavelmente, serão somados. Portanto, a diferença entre São Paulo e o Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas.
Para calcular a HORA SOLAR, basta verificar a distância em graus em relação ao meridiano central do fuso e converter em minutos. Então vamos amaciar a questão: “Um turista, visitando uma cidade a 30º S e 51º W, decide se expor ao Sol ao meio dia, hora legal, no dia de Equinócio de Primavera.”
Para transformar as longitudes em fusos horários, basta dividir o valor delas por 15, pois cada fuso corresponde a 15º de longitude, logo:
A distância entre a posição 45°O e a posição 75°L é igual a 45° + 75° = 120°, pois somam-se as distâncias entre 45°O e 0° (45°) e entre 0° e 75°L (75°). A cada 15°, temos uma hora de diferença. Então, entre essas duas cidades, temos a diferença total de 120°/15° = 8 horas.
Nesse sentido, dividiu-se a superfície do planeta em 24 fusos horários, cada um equivalendo a 15° da circunferência terrestre e tendo sua hora definida em relação ao meridiano de Greenwich, também chamado marco inicial (0°).
portanto, o resultado é 14.
Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.
Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.
13 fusos horários, ou seja são 13 horas de diferença entre Manaus e Tóquio.
Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre. A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra. ... Os fusos horários corrigiram isso ao instituir um tempo solar médio.