Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.
O objetivo da disputa no sumô é forçar o oponente a sair do dohyo ou fazê-lo tocar no solo com qualquer parte do seu corpo além da sola dos pés.
Para diferenciar completamente o judô do jiu-jitsu, Kano criou uma filosofia baseada em três princípios: condicionamento físico, espiritual e moral. Nas palavras dele mesmo, “o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”.
Os oito princípios do judô são respectivamente:
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
O princípio fundamental do Judô é aquele que governa todas as técnicas de ataque e defesa e, qualquer que seja o objetivo, poderá ser atingido com melhor resultado pelo uso da máxima eficiência do corpo e da mente para aquele propósito.
Segundo a Federação Internacional de Judô (FIJ), esse código é baseado em oito valores, sendo eles o respeito, honestidade, autocontrole, amizade, cortesia, honra, coragem e modéstia. Esses valores do código moral do judô são ensinados a todos os judocas desde a primeira vez que entram em um dojô.
Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei). Diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal.
Seus principais representantes são: Judô, Sumo e Jiu Jitsu. Percussão: Tipo de luta que tem por objetivo tocar o adversário para somar pontos e vencer. ... Curta: possue um espaço praticamente nulo entre os oponentes, é uma luta de contato direto onde utiliza-se a ação motora de segurar. Ex: Jiu Jitsu, Judô e Sumo.
Assim, se está pensando iniciar-se em alguma luta ou arte marcial, aqui ficam alguns exemplos das lutas mais populares e seus benefícios:
Resposta. Judô, karatê, jiu-jits, kung fu, Boxe, capoeira, muay thai, taekwondo, esgrima, krave maga, cabo de guerra, Akiodo, Sumô, kombato, savate, sambo, tangsugo, luta livre esportiva, laidô, Kendo.
Existem várias lutas genuinamente brasileiras. Capoeira, Huka Huka, luta marajoara, Berimbau e Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos. Sem dúvida a mais conhecida de todas, é a capoeira.
As lutas de distância curta são as de domínio, cujo objetivo dessa modalidade é agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate, podemos citar o Judô, Jiu Jitsu e Sumo como exemplo.
Curta distância:judô, jiu-jitsu, luta olímpica, aikido, entre outras. Média distância: taekwondo, boxe, muay thai, entre outras. Longa distância: Esgrima, o Kendo e o Kung Fu.
Resposta. As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas. das mesmas.
Os de longa distância incluem empurrões, socos, defesas, imobilizações, dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas. A Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) estabeleceu seis estilos internacionais.
A técnica é muito importante na prática de lutas pois diversos movimentos utilizam em sua composição conceitos importantes como o de alavanca que devem ser executados da maneira correta para que o golpe de fato saia como planejado, salvaguardando até mesmo a saúde física do atleta.