A liberdade guiando o povo
A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix A Revolução Francesa não foi a derrota total do Antigo Regime. O triunfo da burguesia e a derrota definitiva da aristocracia absolutista aconteceu com a Revolução de 1830, retratada por Eugène Delacroix em A liberdade guiando o povo.
As Conquistas da Revolução Francesa Transformações Políticas Abolição das monarquias absolutas e instauração de monarquias constitucionais ou repúblicas; Separação dos poderes: executivo, judicial e legislativo; A soberania passa a residir na Nação – os cidadãos passaram a eleger os deputados.
Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução: ... A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.
Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder.
O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.
Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.
Revolução Francesa - Resumo, Estados Nacionais, 1° estado – clero, 2° estado – nobreza, 3° estado – burguesia, A indústria francesa, Assembléia Nacional e Assembléia Constituinte, O poder da Convenção.
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados:
“Quem não fazia parte do clero ou da nobreza pertencia ao Terceiro Estado”. ... I- Se institucionalmente só se reconheciam os três estados, como era na concepção da sociedade medieval, na prática, a sociedade francesa era incoerente, porque à burguesia era permitida a ascensão social.
Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.
Os estados gerais eram os grupos socias que existiam na França antes da revolução francesa. O primeiro era representado pelo clero, o segundo pela a nobreza e o ultimo grupo era o povo. Os dois primeiros grupos não pagavam impostos e só o terceiro, então o terceiro sustentava os outros grupos.
O terceiro estado era destinado ao povo, aos proletários e aos servos. Eles queriam menos regalias para a nobreza, como mais impostos e maiores salários.
Resposta: O terceiro estado era destinado ao povo, aos proletários e aos servos. Eles queriam menos regalias para a nobreza, como mais impostos e maiores salários.
Tudo. Nada se pode fazer sem ele, tudo se fará infinitamente melhor sem os outros. O Terceiro Estado abarca, assim, tudo o que pertence à nação; e tudo o que não é do Terceiro Estado não se pode considerar como sendo nação.
O terceiro estado corresponde a classe mais baixa, essa classe praticamente não tem direitos, por isso eles querem ser alguma coisa, apesar de pagarem impostos eles nunca são valorizados, após anos de luta o terceiro estado conseguiu alguns avanços, já que todos podem votar, entre outros direitos, contudo eles não ...
O terceiro estado possuia pouquíssima participação politica, uma vez que os mais ricos possuem mais direitos políticos, o terceiro estado pede sempre por mais igualdade social, politica e econômica, querem viver em um lugar onde todos são tratados igualmente.
O Terceiro Estado constituía a maioria da população (+/- 98%) havendo assim cortesãos, burgueses e camponeses. A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais.
"O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política? Nada.
Resposta. Resposta: O significado dada à pergunta, é que o 3º estado não teve influencia na ordem política e nunca teve "voz" para se expressar sobre suas opiniões.
A resposta certa é a letra A: Os representantes do Terceiro Estado devem ser em número equivalente ao do clero e da nobreza somados. ... A sociedade era dividida em três estados: clero, nobreza e Terceiro Estado: burgueses e camponeses. Quando as questões eram votadas, cada estado tinha direito a um voto.
Tinha reivindicações diversas: os camponeses, por exemplo, desejavam reforma agrária e melhores condições de vida, assim como o fim dos abusos dos nobres, enquanto que a alta burguesia desejava expandir o seu poder político, de modo a poder conduzir o Estado de acordo com os seus próprios interesses econômicos.
1-) O terceiro estado se revoltou , porque apenas eles pagavam impostos altíssimos enquanto o Primeiro e Segundo Estado , alem de não pagar impostos , davam festas caríssimas , esbanjavam em suas casas com enfeites de ouro , alem da economia francesa não estar muito boa na época , por causa que a França ajudou a ...
Resposta. Resposta: Somente em 1789, durante o mandato do ministro Necker, que as autoridades reais abriram portas para o movimento reformista. Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França.
O terceiro estado arcava com o peso de impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza. Os privilegiados tinham isenção tributária. A principal reivindicação do terceiro estado era a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil.