Sonda vesical de alívio ou intermitente Este tipo de sonda é mais utilizado para drenar a urina antes de algum procedimento médicos ou para alívio imediato em pessoas com paralisia e retenção urinária crônica, por exemplo.
O cateterismo vesical intermitente (CVI) consiste na drenagem periódica de urina através de um cateter inserido pela uretra até a bexiga, utilizando-se, para a realização do procedimento, a técnica limpa e não a asséptica.
O auto cateterismo dá ao paciente o controle de sua bexiga e renova sua auto confiança à medida que ele se torna independente da assistência de familiaries e profissionais de saúde. Além disso, o cateterismo evita infecções do trato urinário, uma vez que a bexiga é drenada de forma eficaz e esvaziada completamente.
Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente. O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade. Jamais espere que a bolsa fique cheia de urina.
Se o paciente usar fralda pode-se colher com pazinha diretamente da fralda também. Para a coleta de urina, principalmente de mulheres acamadas, pode-se utilizar o urinol feminino também conhecido por comadre, bem lavado, repassar a urina paro o frasco fornecido pelo Laboratório.