Por isso, muitos estudiosos a consideram como o segundo coração do corpo. A panturrilha que é, muitas vezes, chamada de batata da perna, é uma proeminência muscular chamada tríceps sural, localizada na parte posterior (atrás) das pernas, sendo formada principalmente pelos músculos gastrocnêmico e sóleo.
Panturrilha funciona como “coração” das pernas Conforme explica a médica, o sangue que chega às pernas através das artérias tem tanto o bombeamento do músculo cardíaco quanto a força gravitacional atuando a favor do fluxo.
Pouca gente sabe, mas a panturrilha é considerada nosso segundo coração. O sistema circulatório é bastante complexo, envolvendo veias que percorrem todo o corpo e também as artérias.
Quando caminhamos, a nossa panturrilha empurra o sangue de volta ao coração”, explica Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião vascular do Hospital Vita. As válvulas ou valvas presentes nas veias direcionam o caminho correto, e evitam que o sangue volte ao pé durante a subida.
A bomba muscular promove o transporte de sangue para o coração. Quando andamos, os músculos da perna se contraem e relaxam repetidamente. Toda vez que esses músculos se contraem, comprimem as veias do sistema venoso profundo das pernas, promovendo o transporte de sangue para o coração.
Quando várias veias tornam-se insuficientes e varicosas, o sangue começa a ficar retido nos membros inferiores, causando desconforto, sensação de peso, dor local, edemas, escurecimento da pele e, em casos avançados, aparecimentos de úlceras e infecções de pele.
Resposta. Além do fato de que a própria contração do coração já é suficiente para que o sangue circule pelos membros inferiores e retorne e ele, existe também o auxílio do músculo da panturrilha, o qual auxilia contraindo as veias dos meios inferiores, impulsionando assim o sangue para cima.
· As veias saltadas podem aparecer em pessoas mais magras e que costumam ter os vasos mais aparentes por causa da pouca quantidade de gordura que têm abaixo da pele. Isso tende a se intensificar com o avanço da idade.
Veias dilatadas dão aspecto envelhecido às mãos, mas podem ser resolvidas com espumas e endolaser. As mãos denunciam a idade e geralmente por dois motivos: são esquecidas na hora da hidratação da pele e negligenciadas na proteção solar.
Qualquer veia pode dilatar, mas, geralmente, as varizes afetam as pernas e os pés....Vinagre de maçã, alho, folhas de videira, azeite, entre outros, podem ajudar a aliviar os sintomas e a aparência das veias dilatadas
Veja as melhores opções.
De acordo com ela, dois tratamentos costumam dar bons resultados: a escleroterapia e o endolaser. “Na primeira situação, é aplicada uma espuma com um produto um pouco mais forte para tirar as veias da mão.
VARICELL® - tomar 1 drágea, sem mastigar, 3 vezes ao dia, 40 minutos antes das refeições.
Varicell Gel é um gel-creme dermatologicamente testado, que auxilia no combate a má circulação das pernas. Possui componentes naturais que aliviam o inchaço e a sensação de peso durante todo o dia. Além disso,melhora a aparência das pernas, relaxando e hidratando a pele.