Cidades históricas de Minas Gerais: um roteiro pelo passado
Vila Rica tornou-se a primeira capital de Minas Gerais, já em 1721. Mudou o nome para Ouro Preto, em 1823, e permaneceu como capital até 1897, quando a sede do Estado passou a ser Belo Horizonte. Em 1933, o então presidente da República, Getúlio Vargas, concedeu-lhe o título de Cidade Monumento.
A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.
Em nosso país, o Centro histórico de Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de patrimônio cultural da humanidade. ... A cidade preservou sua antiga prisão, que foi transformada no Museu da Inconfidência. O conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Ouro Preto também merece destaque.
Construções clandestinas, ocupações desordenadas, precária infra-estrutura urbana. Este é o triste pano de fundo que emoldura o maior acervo arquitetônico colonial do país, Ouro Preto. Devido à má conservação, a cidade mineira corre o risco de perder o status de patrimônio cultural da humanidade.
Devido às íngremes ruas, estreitas, em paralelepípedos, que seguem as ladeiras da paisagem local, e casas em estilo colonial, Museus e Igrejas, em 02 de setembro de 1980 foi agraciada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio Cultural da Humanidade.
Resposta. Resposta: A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. ...
Patrimônios Mundiais da Unesco: onde já estive e aonde quero ir
Patrimônio Mundial em Perigo
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
6 Patrimônios Culturais e Naturais que estão ameaçados de extinção