Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°. Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°.
Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram. Bissetriz é a semirreta com origem no vértice desse ângulo dividindo-o ao meio. Ângulos consecutivos: dois ângulos são consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo.
Ângulo é uma medida expressa em graus que é atribuível à região ou conjunto de pontos situados entre duas semirretas de mesma origem. Geralmente os ângulos são representados por letras maiúsculas com acento circunflexo, por letras minúsculas ou, no caso da figura acima, da seguinte maneira: BÂC.
Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a origem comum dessas semirretas. O ângulo convexo de vértice O e lados é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.
Um ângulo pode ser medido através de um instrumento chamado transferidor e que tem o grau como unidade. O ângulo AÔB da figura mede 40 graus. ... == Um ângulo de 25 graus e 40 minutos é indicado por 25º 40´.
Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos: Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
Identifique os lados "a", "b" e "c" do triângulo. O lado "a" é o lado oposto ao ângulo teta. O lado "b" é o lado adjacente ao ângulo θ. O lado "c" é a hipotenusa, ou o maior lado do triângulo.