Qual o certo Vende-se ou vendo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.
Qual é o sujeito de Vende-se casa?
A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Assim, é uma oração na voz ativa, com um sujeito indefinido que pratica a ação verbal.
Porque Vende-se casas está errado?
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento.
O que significa vendesse?
Significado de VendesseVendesse vem do verbo vender. O mesmo que: negociasse, cedesse, colocasse, alienasse, mercasse, traspassasse.
Como que se escreve à venda?
As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.
Qual o sujeito da frase Vende-se livros?
O sujeito está indeterminado pela partícula indeterminante do sujeito – se. Vejamos agora as frases do grupo 2. = Aqui são comprados livros usados, em que o sujeito é livros usados.
Qual o sujeito de chovia?
5) Com essas considerações, torne-se ao exemplo da consulta - "Chovia uma triste chuva de resignação": a) Como os demais verbos que indicam fenômenos meteorológicos, chovia é impessoal, de modo que essa é uma oração sem sujeito; b) Chovia é um verbo normalmente intransitivo; c) No caso, porém, ele, excepcionalmente, se ...
Como escrever pintasse?
Pintasse vem do verbo pintar. O mesmo que: matizasse, pintalgasse, colorisse, tingisse, variegasse.
As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.
Qual é o sujeito da frase Precisa-se de empregados?
Então, o sujeito da oração está indeterminado, logo, quando ocorre esse tipo de indeterminação, o verbo deve permanecer no singular, independentemente se o objeto estiver no plural. Portanto, a construção “precisa-se de empregados” está correta!
Qual o sujeito da frase Vende-se boas casas neste bairro?
c) Sujeito indeterminado.
Quais são os sujeitos inexistentes?
O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)