Nesse século XVII, com o trabalho de Comênio, a Didática começa de forma sistematizada os estudos e pesquisas procurando formas específicas de ensinar, que obtenham melhores resultados. ... Pode-se observar que, desde o início mesmo o ensino deve ter uma finalidade educativa, o que não quer dizer que é a educação em si.
A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
Neste sentido a Didática acompanhou certa dinamicidade dentro desse processo. Sendo que para entender a História Didática se fazem necessários duas abordagens: a primeira corresponde ao período que vai de 1549 até 1930; a segunda procura mostrar a trajetória da Didática a parti da década de 30 até os dias atuais.
A palavra didática deriva da expressão grega - techné didaktiké -, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
adjetivo Relativo à didática, ao ensino, à arte de ensinar, de transmitir conhecimentos através do ensino: livro didático. Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos.
Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Ser professor é ensinar e educar, mas também é aprender durante uma vida inteira. Grande professor será aquele que realiza o que ensina. A influência de um bom professor jamais poderá ser apagada. O verdadeiro professor defende os alunos contra sua própria influência de mestre.
Professora, você é uma inspiração para mim porque ensina com carinho e todos os dias me ajuda a ser uma pessoa melhor. Aos meus professores que com paciência, sabedoria e dedicação ajudaram a construir a pessoa que sou, eu deixo esta homenagem e meu eterno agradecimento e respeito!
“Educar é um processo contínuo, e o mais gratificante em ser professor é ver a evolução do aluno, ver como cada um começa e como conclui aquela etapa de formação, além de ver a evolução do professor, que também cresce com o aluno”.