No nosso estudo, o clotrimazol se mostrou muito ativo frente às C. albicans. Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.
Melhores remédios antifúngicos para tratar candidíase
Principais medicamentos antifúngicos
Óleo de coco e óleo essencial de melaleuca O ácido láurico (o mesmo do leite materno) e o ácido caprílico do óleo de coco têm função imunomoduladora e ainda matam fungos. Você pode ingerir o óleo de coco cru em sucos, saladas e outros pratos.
Antifúngicos imidazólicos, triazólicos e tiazólicos
Alguns antifúngicos atuam como fungistáticos – inibindo a proliferação dos fungos – enquanto outros atuam como fungicidas – eliminando efetivamente os fungos do tecido.
Antifúngicos
Significado de Antifúngico adjetivo, substantivo masculino Que age contra as infecções provocadas pelos fungos; antimicótico. Etimologia (origem da palavra antifúngico).
Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.
O cetoconazol é um antifúngico ou antimicótico do grupo azol. O cetoconazol para cachorro está disponível em diferentes apresentações e é comum combinar várias delas. É tarefa do veterinário escolher o tratamento mais adequado para o cachorro, dependendo das circunstâncias e do quadro clínico.
Tratamento da micose canina Por ser uma doença dermatológica, o tratamento pode ser realizado por meio de pomadas, xampus, pós e/ou gel transdérmico com formulações específicas contra a micose.
Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.
As dosagens indicadas para cães são 44mg/kg e para gatos 22mg/kg a cada 8 ou 12 horas.
1 dose única semanal de fluconazol até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento (o que demora de 3 a 6 meses nas mãos e de 6 a 12 meses nos pés, mas isso pode variar de pessoa para pessoa).
O fluconazol deve ser administrado como dose única diária. A dose recomendada de fluconazol para candidíase de mucosa é de 3 mg/kg uma vez por dia. Uma dose de ataque de 6 mg/kg pode ser utilizada no primeiro dia para alcançar os níveis de equilíbrio (steady state) mais rapidamente.
Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia. As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.
O Spray Antifúngico Ibasa Cetoconazol 2% tem atividade fungistática e é usado em cães e gatos contra infecções fúngicas em pelos, unhas, pele e mucosas. Somente uso externo. Aplicar uma ou duas vezes por dia durante 40 a 45 dias ou até que não se detecte mais a presença do fungo.
Cetoconazol está indicado para o tratamento das seguintes infecções fúngicas sistêmicas: Blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose, e paracoccidioidomicose, em pacientes que apresentaram falha ou intolerância a outras terapias.
A Malassezia sp. é um fungo facilmente encontrado na pele e mucosas de mamíferos e aves no orifício anal, ouvido externo, lábios e pele interdigital de cães clinicamente sadios.
O tratamento é feito com soluções antimicóticas ou derivados imidazólicos, particularmente, o cetoconazol.
O diagnóstico para confirmar a presença da Malassezia sp. pode ser realizado através da citologia Page 3 por impressão ou de fita adesiva (imprint cutâneo) onde o crescimento excessivo do fungo é confirmado ao serem encontrados mais de dois fungos por campo.
O tratamento das otites varia e deve ser instituído por um médico veterinário após a devida avaliação de seu animal. O mais usual é que sejam prescritos produtos tópicos (que devem ser aplicados no local da inflamação/ infecção), mas alguns antibióticos orais também podem ser eficazes para este tipo de problema.
“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet. Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias”, diz a Dra. Juliana.
A gentamicina é o antibiótico mais indicado para o tratamento das otites bacterianas. Já o miconazol possui uma ação antifúngica pronunciada.
Sintomas de otite canina
Confira a seguir o nosso passo a passo!