A hipoglicemia, ou glicose baixa, acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão mais baixos que o normal. O valor normal da glicose em jejum é, de forma geral, até 99 mg/dL, sendo considerado hipoglicemia quando os níveis de glicose no sangue estão entre 55 e 69 mg/dL.
Isso ocorre pois essa substância faz com que a glicose que está no sangue entre rapidamente dentro das células para serem usadas como fonte de energia. Quando utilizada de forma excessiva combinada com a baixa ingestão de carboidratos, pode causar uma crise de hipoglicemia.
O diagnóstico da hipoglicemia deve ser feito pelo endocrinologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde e familiar da pessoa.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células. Quando há muita insulina no sangue, muita glicose entra nas células e pouca permanece na corrente sanguínea, o que caracteriza a hipoglicemia. O problema também pode ocorrer também quando diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado, necessário quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Geralmente, define-se a hipoglicemia quando a quantidade de açúcar no sangue vai para baixo de 70mg/dL. Existem dois tipos principais de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial (ou reativa), que ocorre depois das refeições.
Se você é ou tem um familiar que tem diabetes e não faz o acompanhamento médico da doença, não deixe de agendar consultas periódicas com um médico especializado que irá analisar o seu caso e traçar o tratamento ideal.
Quando a glicose fica muito baixa pode causar o surgimento de sintomas, como tonturas, tremores, cansaço, calafrios, confusão mental, palpitações e até mesmo desmaio. Saiba reconhecer todos os sintomas da hipoglicemia.
Como as crianças geralmente precisam de menos de 15 gramas de açúcar simples para tratar a hipoglicemia, é recomendado consultar o pediatra para orientar sobre a quantidade de açúcar indicada conforme a idade da criança.
Pessoas que têm diabetes precisam verificar diariamente o nível de açúcar no sangue, através do teste de glicemia capilar, que é feito através da máquina de medição rápida de glicose, que pode ser encontrada em farmácias e fornece o resultado na hora. Veja como medir a glicemia capilar.
Em casos de hipoglicemia grave, quando o açúcar no sangue estiver abaixo de 55 mg/dL, deve-se aplicar a injeção de glucagon, se estiver disponível em casa. Após a aplicação do glucagon, deve-se aguardar cerca de 20 minutos e avaliar os níveis de glicemia. Se ainda continuar baixo, é importante chamar o serviço de emergência mais próximo. Veja outras dicas do que fazer numa crise de hipoglicemia.
A hipoglicemia pode ocorrer de diferentes formas e em diversas pessoas, mas é muito comum em pacientes com diabetes que fazem tratamento com insulina ou outros medicamentos que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas.
Identificar os sintomas é muito importante, pois o próprio paciente, conhecendo a si mesmo, pode agir rapidamente para evitar a progressão do quadro. Veja abaixo como proceder.
Se o nível de consciência estiver comprometido, o paciente deve ser encaminhado para atendimento médico a fim de receber a medicação adequada. Quando existe alto risco de crises de hipoglicemia, o médico pode prescrever kits de glucagon injetável, que pode ser aplicado por acompanhantes do paciente em caso de emergência. Não se esqueça de reportar a ocorrência na próxima consulta.
Outra dica valiosa é ter uma pulseira ou colar identificador que aponte que o paciente é portador de diabetes e pode estar tendo uma crise de hipoglicemia, indicando que a ambulância deve ser chamada.
O tratamento da hipoglicemia varia conforme a gravidade dessa condição. Se a pessoa estiver consciente, é importante consumir alimentos ou bebidas ricas em açúcar simples, para equilibrar os níveis de açúcar mais rapidamente.