Ou seja, o melhor tipo de azeite é o extravirgem, que é o primeiro óleo extraído no processamento da oliva (azeitona). Ele é o mais puro e por isso tem acidez sempre menor que 0,8%, o que possibilita sabores mais intensos e inúmeros benefícios para a saúde.
Para escolher um bom azeite de oliva é preciso ter paciência e ler o rotulo, não só a parte da frente, mas tire o frasco e leia o rotulo de trás. Veja quais informações devem ser levadas em consideração na hora da escolha: Ano de colheita. Diferente de um bom vinho, o azeite não melhora com a idade.
Para proceder à confirmação da idoneidade do nutricionista, o interessado só tem de ir ao site da Ordem e procurar pelo nome do profissional. Se ainda não souber a que nutricionista específico recorrer, o ideal é consultar o currículo de vários profissionais e verificar qual o que se adequa ao seu objetivo.
Conforme ele, o azeite de oliva extra virgem é um poderoso anti-inflamatório e também ajuda a perder peso: "Para o sistema digestivo e o fígado, o seu consumo em jejum reduz a acidez gástrica, pois forma uma camada na parede gástrica promovendo o trânsito intestinal e melhorando a absorção de nutrientes, especialmente ...
Como consumir o azeite O azeite pode ser usado in natura finalizando as preparações, como em saladas, pratos como peixe, massas, carnes, entre outros. Ao consumir um pão procure comê-lo com azeite, pois trata-se de uma alternativa mais saudável do que a margarina, por exemplo, que é um alimento rico em gordura trans.
Um estudo, desta vez publicado no British Journal of Nutrition, apontou a quantidade ideal para você obter os benefícios do azeite: duas colheres de sopa (ou duas e meia colheres de sobremesa ou cinco colheres de chá) por dia.
Bom, o azeite começa a perder parte das propriedades antioxidantes ao ser exposto ao calor, principalmente quando passa dos 160°C (que é a temperatura para fritar um ovo, por exemplo). No entanto, dá para utilizá-lo tranquilamente para substituir a manteiga e o óleo se for fazer refogados e assados.
Ele deve ser usado em saladas, molhos , para saltear e, em alguns casos, para cozinhar. Isso porque se o azeite extra-virgem for exposto a altas temperaturas, perde parte das suas melhores propriedades!