Diversos: Base de madeira, toco, lata de óleo vazia, pregos, fios esmaltados, parafuso e arruelas, suporte para duas ou quatro pilhas grandes, etc.
Instrumentos musicais cuja a matéria vibrante principal resulta de uma ou mais cordas que são estendidas entre pontos fixos. E podem ser classificadas como Simples ou Composto. Entre os Cordofones Simples constam as cítaras e nos Compostos, os alaúdes, liras e harpas.
Instrumentos musicais cuja vibração sonora principal se dá pelo ar. Podem ser classificados como livres e sopros. Entre os aerofones livres encontram-se zunidores, sanfona e órgãos, e nos sopros, flautas, trompetes e instrumentos de palheta.
Significado de Aerofone substantivo masculino Instrumento parecido com um órgão, usado para ampliar o som.
Um aerofone ou aerófono é qualquer instrumento musical em que o som é produzido principalmente pela vibração do ar sem a necessidade de membranas ou cordas e sem que a própria vibração do corpo do instrumento influencie significativamente no som produzido.
A trompeta, a flauta e saxofone são instrumentos de sopro. O corpo do instrumento de sopro é formado por um tubo, longo ou curto. Ao soprar no tubo, o ar vibra e quanto mais comprido é o tubo, mais grave será o tom.
Os instrumentos de sopro surgiram quando os homens primitivos sopraram ossos e bambus e descobriram que podiam emitir sons similares ao cantar dos pássaros. Em geral, são formados por um tubo, sendo o som produzido pela passagem de ar em seu interior.
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.
Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.
Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.
Instrumentos tradicionais tem a interface e o sistema de produção sonora reunidos num mesmo e indissolúvel sistema (Figura 1). Um instrumento eletrônico é um gerador universal de sons, um meta-instrumento (Wishart, 1992: 573) ao qual se acopla uma interface (Figura 2).