as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia: Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
Por que existem diferentes correntes sociológicas? Porque existem pensamentos diferentes que se modificam ou se alteram ao longo do tempo! Podemos dizer que cada corrente pertenceu a um período diferente e se preocupava com aspectos diferentes, ou seja, cada corrente tem a sua principal ideologia.
Correntes sociais são coisas que a sociedade meio que "impõe" em nossas vidas, como se fôssemos obrigados a cumprir à risca.
1 - Profetas do passado -representados pelos pensadores Edmund Burk (1729-1797), Joseph de Maistre (1753-1821) e Louis de Bonald (1754-1840). Eram conservadores e tradicionalistas, portanto condenavam as mudanças ocorridas a partir da ascensão do capitalismo.
De acordo acordo com as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia; Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
Resposta. Resposta: Os profetas do passado baseavam suas profecias em crenças, sonhos, culturas e achismos. JÁ A IDEIA DO POSITIVISMO era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
É considerado um dos fundadores do Funcionalismo, corrente que estuda a relação entre as funções exercidas por cada parte da sociedade para manutenção do equilíbrio social. Seus estudos não se limitavam à ideia de uma estrutura formada pela soma dessas partes funcionais.