Foi o matemático e astrônomo grego de Alexandria Ptolemeu (90-168 d.C.) que, na sua obra "Almagesto", deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que o planeta Terra estaria fixo no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.
A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto, somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.
Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam em torno da Lua. II. ... Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.
Ptolomeu de Alexandria mapeou as estrelas nos livros VII e VIII do Almagesto, no qual utilizou Sírius como a localização para o meridiano central.
Olhou para o céu e viu a Lua como mais ninguém a tinha visto na época. Era “irregular, áspera, cheia de cavidades e proeminências”, descreveu Galileu Galilei. Em 1610, um ano após ter olhado para a Lua, o astrónomo estava a lançar o livro “Mensageiro das Estrelas”.
A invenção do telescópio por Galileu Galilei constituiu-se como um dos principais episódios da história da ciência.
Hans Lippershey
gnômon
O telescópio Planetas, satélites, estrelas, galáxias e outros corpos astronômicos podem ser observados por meio de um instrumento óptico chamado telescópio. A palavra advém do grego "tele", longe, e "scopio", observar. Mas, ao contrário do que se imagina, o telescópio não aumenta o tamanho dos objetos.
Hans Lippershey
Luneta ou Telescópio Refrator A luneta foi descoberta na Holanda e usada por Galileu pela primeira vez para observar o céu.
Telescópios e Binóculos: Os telescópios e binóculos podem ser utilizados para observação solar desde que possuam filtros próprios para observação solar, colocados à entrada da objectiva. Podem ser adquiridos em lojas da especialidade.
1º Passo: Olho Nu Observar o céu é o mesmo que estudar o mapa de uma cidade nova. As estrelas, constelações, planetas, nebulosas equivalem a estradas, ruas, praças, avenidas... Conforme você vai adaptando seus olhos ao céu com observações constantes, logo terá conhecimento o suficiente para aprimorá-las.