Taylorismo e Fordismo As ideias de Taylor inspiraram diretamente a Henry Ford a melhorar a produção dos seus automóveis. O Taylorismo não é um modelo produtivo e sim uma análise teórica de organização do trabalho e de administração. Assim, o empresário poderia reduzir os custos e maximizar os lucros.
O Taylorismo surgiu nos Estados Unidos em meados do século XX, durante o desenvolvimento industrial, a partir de experiências adquiridas por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que atuou em grandes indústrias américas e observou como os trabalhadores adotavam um ritmo de trabalho diário, muitas vezes mais lento e ...
O Fordismo é um princípio organizador do trabalho desenvolvido por Henry Ford em 1908, sendo um desdobramento do Taylorismo. ... Este objetivo era alcançado através da divisão do trabalho em tarefas menores, onde cada funcionário é responsável por uma etapa.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são: Princípio do planejamento. Princípio da preparação dos trabalhadores. Princípio do controle.
Fayol e as 6 funções basicas da empresa
7. Remuneração de pessoal: Henri Fayol indicava que para se ter uma boa administração e rotina de atividades, deveria haver justa e garantida satisfação dos empregados.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de julho de 1841 — Paris, 19 de novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês, formado pela Ecole des Mines de Saint-Etienne e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, sendo o fundador da teoria clássica da administração e autor de Administração Industrial e Geral ( ...