Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
Quando devo começar a avaliação para detecção do câncer de próstata? É aconselhado que todos os homens a partir dos 50 anos devam procurar um urologista para definir a rotina de avaliação, após discutirem suas vantagens e desvantagens. A avaliação deve ser feita através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA.
Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas, que se desenvolvem a partir das células glandulares. As células da próstata produzem o líquido prostático que é adicionado ao sêmen....Sobre o Câncer de Próstata
Os cânceres de próstata são frequentemente divididos em 3 grupos, com base na pontuação de Gleason: Cânceres com pontuação de Gleason até 6 são frequentemente chamados de bem- diferenciados ou de baixo grau. Cânceres com pontuação de Gleason de 7 são denominados moderadamente diferenciados ou de grau intermediário.
Câncer de próstata localmente avançado: Câncer que cresceu preenchendo a próstata ou tem crescido através da próstata, podendo se estender para as glândulas que ajudam a produzir sêmen (vesículas seminais), ou para a bexiga.
ESTÁGIOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA Entre os especialistas, o estadiamento costuma ser feito pelo sistema TNM, que divide o câncer de próstata em estágio T (tumor localizado), estágio N (quando atingiu os linfonodos) e estágio M (quando apresenta metástases).
Dor quando ejacula. Sangramento pela uretra. Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
As causas mais frequentes são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino. No entanto, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata ou problemas mais graves.
A presença de sangue na urina está normalmente relacionada com problemas nos rins ou no trato urinário, no entanto também pode acontecer devido à prática excessiva de atividade física, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas.
Geralmente, o sangue da urina tem origem em um problema nos rins, ureteres, bexiga ou em outra parte do trato genito-urinário. Um aumento da próstata, por exemplo, muito comum no homem depois dos 50 anos pode se manifestar com urina com sangue.