Torção: resistência dos materiais Torção é a tensão que ocorre em um elemento construtivo ou um prisma mecânico, quando aplica-se momento sobre seu eixo longitudinal. Podem tanto ser eixos quanto elementos nos quais uma dimensão é predominante a outras duas.
Dicas de como estudar Resistência dos Materiais Defina prioridades – se você precisa se dedicar a essa matéria, se dedique. Nada de distrações, estude mesmo! Conceitos e atividades! Pratique – pegue aquela lista de exercícios e divirta-se.
A resistência dos materiais é portanto, a base, que propicia a seleção dos sistemas estruturais, dos materiais de construção, proporções e dimensões dos elementos de uma dada estrutura, para que estas possam cumprir suas finalidades dentro de uma margem de segurança, com confiabilidade e durabilidade.
+ Dicas de como estudar Resistência dos Materiais
Definição de Resistência dos Materiais É um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³. Observe: Não pare agora...
Entenda a fórmula. Logo, a fórmula para determinar o volume de um prisma trapezoidal será V = [(b1 + b2) x a x 1/2] x h, onde b1 e b2 representam as bases maior e menor do trapézio, a representa a altura do trapézio e h representa a altura do prisma.
Volume da solução 1 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 1 = 10 g. Volume da solução 2 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 2 = 20 g.
O volume final é a soma do volume inicial ao volume adicionado (Va) ou a subtração do volume inicial pelo volume evaporado (Ve). 1º) Um químico possuía uma solução de concentração 1000 mg/L e deveria diluí-la até que sua concentração fosse reduzida para 5,0 mg/L, em um volume de 500 mL.
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
V = ? mL. C = 2 g/L.
A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.
A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades.
A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Substâncias simples Em uma substância simples, para determinar o seu equivalente-grama, basta dividir sua massa molecular pelo número de elétrons compartilhados na ligação entre os elementos que formam a substância.
A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro). Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução. Observe um exemplo de exercício em que se utiliza essa grandeza: “Um adulto possui, em média, 5 L de sangue dissolvidos na concentração de 5,8 g/L.
Resposta. É só multiplicar o valor em mol/L pela massa molar.
O mol é a unidade usada para converter da unidade de massa atômica (u) para gramas. O valor de 1 mol é igual a 6 x 10²³, esse valor foi deduzido para a conversão da massa do átomo, que é expressa em "U", ser igual em gramas.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). ... Essa concentração é medida em mol por litro (mol/L).
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.