O sistema linfático faz a comunicação entre os tecidos e o sistema circulatório. O nosso organismo perde cerca de quatro a oito litros de líquido para os tecidos, além de moléculas presentes no sangue, como algumas proteínas.
As principais cadeias e linfonodos são: cervical, axilar, fossa-olicraniana, ducto torácico, pre-aortico (ampola), inguinal e losango poplíteo.
Os principais grupos de linfonodos estão na axila, virilha, pescoço, perna e em outras regiões mais profundas do corpo.
Os linfonodos são encontrados em maiores quantidades no pescoço (linfonodos cervicais), nas axilas (linfonodos axilares), nas virilhas (linfonodos inguinais), ao longo dos grandes vasos sanguíneos e nas cavidades do corpo.
Resposta. São células gigantes chamadas macrócitos e leucócitos são encarregadas de destruir os vírus e bactérias encontradas na corrente linfática e conduzidas até os linfonodos ,que são um tipo de filtro do sistema linfático.
Os principais locais de tecido linfático são: Linfonodos. Os linfonodos são órgãos, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (tórax, abdome e pelve). Os linfonodos estão ligados por um sistema de vasos linfáticos.
A função dos linfonodos é filtrar a linfa, removendo partículas estranhas antes que a linfa retorne ao sistema circulatório sanguíneo. Além de, manter e produzir os linfócitos B e alojar os linfócitos T.
Quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...