Quando existe Doença Renal os rins não conseguem produzir a EPO em quantidade suficiente e como consequência há uma redução de glóbulos vermelhos surgindo a anemia.
A anemia da doença renal é uma anemia hipoproliferativa resultante principalmente da deficiência de EPO ou da diminuição da resposta à EPO; tende a ser normocítica e normocrômica. O tratamento é feito por meio de medidas para corrigir a doença subjacente e com EPO e, algumas vezes, suplemento de ferro.
Tente sempre manter uma alimentação e hábitos de vida saudáveis. Seus rins e todo o resto do seu corpo agradecem! Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.
7 SINAIS QUE ALERTAM PARA A EXISTÊNCIA DE PROBLEMAS NOS RINS Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).
Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir:
É um hormônio produzido nos rins, importante para a produção de hemácias. Com a redução da função renal e a necessidade de hemodiálise, esse hormônio pode estar em falta no organismo, sendo necessária sua reposição para evitar a anemia.
Morfologicamente para fins de diagnóstico laboratorial podemos classificar as anemias em normocíticas e normocrômicas, microcíticas e hipocrômicas, e em macrocíticas.