A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece algo chamado de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ... “As universidade gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."
Mario - Considera-se Projeto de Pesquisa aquele que visa a investigação de uma problemática seguindo metodologia científica. Projeto de Extensão aquele que tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a Instituição e a comunidade em que está inserida.
Hoje falaremos sobre os principais pilares das universidades públicas: ensino, pesquisa e extensão.
As universidades medievais eram voltadas para o enobrecimento do espirito dos homens, tornar mais alta sua virtude (virtú). As mulheres não eram voltadas para essa educação, com exceção de algumas que muito influenciaram sua época, tal como Cristina de Pisano e Hildegard de Bingen.
As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas dependências o livre pensamento e ideologias, nesta época existia faculdade de artes, medicina, direito e teologia, todas as aulas eram ministradas em latim assim como grande parte das obras escritas.
O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média. ... As primeiras universidades comumente citadas são as de Paris (França), Bolonha (Itália), Oxford e Cambridge (Inglaterra).
Verificado por especialistas As universidades medievais eram totalmente restritas, sendo indicadas somente a membros da elite da época. ... Atualmente, as universidades são para todos, não é restrita a uma determinada classe, e não se aprende somente a religião, há uma diversificação de conhecimento.
Quando surgiram, as universidades eram desvinculadas da igreja, mas ainda assim precisavam ter o aval do clero ou do governo para entrarem em funcionamento. Elas ensinavam principalmente assuntos sobre leis, medicina, astronomia e lógica, ou seja, temas universais. Daí surge o nome “universidade”.
A arte tinha a principal função de ensinar religião. ... A Arte Medieval expressava a admiração e a manifestação idealista da fé cristã e católica. Todos os trabalhos arquitetônicos e seus detalhes de interior demonstravam de forma clara, a fé religiosa do povo da Idade Média.
A arte medieval é aquela que foi produzida durante o período da Idade Média (século V ao XV). Assim, o teocentrismo (Deus como centro do mundo) foi a principal característica da cultura medieval. ...
Durante a Idade Média ( século V ao XV) a arte europeia foi marcada por uma forte influencia da Igreja Católica. ... Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a Religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionado pelo clero católico.
Artes. A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado. ... Das artes plásticas, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público.