Ou seja, são atividades que visam trabalhar a expressão corporal, tendo como base, a música, bem como, a dança, que também é uma forma de comunicação. ... Em suma, as atividades rítmicas e a dança são elementos integrantes da cultura, da qual devem ser resgatadas e valorizadas, pois, são inerentes à vida humana.
Todas as culturas têm um tipo de manifestação rítmica e/ou expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande destas manifestações. As danças foram e são criadas a todo tempo: inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservam suas características iniciais.
De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães ...
Axé- É um estilo de música e dança muito popular com origem em Salvador-Bahia. ... A palavra vem de um cumprimento ritual do sentido de boas vibrações, que estava usado nos cultos de Candomblé e Umbanda.
RÍTMICA é um método educativo e artistico que junta MÚSICA e MOVIMENTO, tendo como objetivo o desenvolvimento da CRIATIVIDADE, das COMPÊTENCIAS SOCIAIS e da SENSAÇÃO do individuo. RITMO é o elemento que a LINGUAGEM, a MÚSICA e o MOVIMENTO tem em comum.
Na maioria das vezes as atividades rítmicas e expressivas são comumente concebidas na Educação Física apenas como meras atividades lúdicas com o intuito de divertir, entreter e passar o tempo.
2) No início, apenas os 3 básicos, o swing (soltinho), samba e bolero, depos inúmeros, além de outros conhecidos, a bachata, merengue, kizomba, salsa, samba-cançao... 3) Nos salõe. Clubes sociais e esportivos, salões de festas, escolas de samba (são as principais aqui no rio de Janeiro.