Através da dança, consegue-se demonstrar cultura, expressar as suas vivências através de gestos corporais. Segundo Medina et al. (2008), é uma forma de movimento elaborado, fornecendo representações da cultura dos povos. Assim, ela mostra, manifesta os costumes, hábitos de uma sociedade específica.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Dançando você pode expressar todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, por meio dos movimentos. ... A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se usando o corpo por meio de padrões próprios de movimento.
Resposta: O espaço se dá pelo lugar ocupado no momento; e o tempo, é o espaço de tempo de um movimento a outro.Na dança, ambos devem ter cordialidade em seus movimentos para que sejam bem realizados.
Neste comportamento é expresso ao mesmo tempo uma consciência (compreensão) corporal. ... Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.
O corpo é a essência do ser humano e desta forma, a cultura corporal adquirida tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples. Tal valorização social das práticas corporais de movimento legitima a identidade da criança, adolescente e do adulto.
Enquanto ordem simbólica podemos afirma que o corpo é uma representação dos modelos impostos pela cultura. Esse corpo é submetido a uma cultura somática entendida como sistema de regras, que são o produto das condições objetivas, ou seja, conforme o modelo de "dever-se'.