Regra de ortografia: Emprego das Letras S e Z
Porque esta palavra vem da palavra original “barão”. Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.
Pergunta: As palavras formam o diminutivo com 's' quando, e com 'z'? As palavras terminadas em 's', formam o diminutivo acrescentando o sufixo '-inho'. Pode parecer que formam o diminutivo em 'sinho', mas o 's' é da própria palavra.
A palavra certeza é formada a partir de derivação sufixal, ocorrendo a junção do adjetivo certo mais o sufixo –eza: certo + -eza. O adjetivo certo, por sua vez, tem origem na palavra em latim certus, Assim, de acordo com seu étimo latino, certeza deverá ser escrita com c inicial e não com s.
Que razão há para que uns tenham “s” e outros “z” em suas terminações? Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. ... Verbos como “paralisar” e “improvisar” possuem “s” porque os substantivos que os originaram também o possuem.
E aí, quando o problema é decidir entre o S ou Z dos verbos da 1ª conjugação terminados em isar ou izar, pode ser útil este lembrete: a diferença está na palavra de que eles derivam. No entanto, escreve-se deslizar e balizar porque estes verbos vêm de deslize e baliza, respectivamente.
Escrevemos com "esa" quando as palavras indica nacionalidade (ex: portuguesa; francesa) e título (duquesa). Usamos "eza" quando a palavra primitiva é um adjetivo, ou seja, palavras que indicam qualidades.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Qualidade e caráter do que é constante e perseverante; perseverança, tenacidade: No esporte, é preciso muita porfia para se obter bons resultados. 3 Insistência excessiva e insensata; obstinação, teima.
Significado de Puro adjetivo Sem mistura, alteração ou modificação: vinho puro. [Figurado] Sem mácula; incorrupto: consciência pura. Que são se corrompeu pelo pecado, pelo mal; imaculado: alma pura.