Resposta. Portanto, h = R*3/2 ==> h = 7.
O apótema é um segmento de reta que parte do centro de um polígono e vai até o ponto médio de um de seus lados. Como esse triângulo é equilátero, o apótema também é bissetriz e altura do ângulo central AÔC. ... Além disso, também sabemos que o apótema divide o lado AC ao meio. Assim, o segmento PC da figura mede l/2.
Todo triângulo possui uma circunferência circunscrita e inscrita, o que não é verdade para todo polígono. A circunferência circunscrita passa por todos os seus vértices e seu centro é conhecido por circuncentro, ponto de encontro das mediatrizes do triângulo.
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Pois é, por isso podemos dizer também, que o raio R da circunferência circunscrita ao triângulo equilátero, é igual ao dobro do raio da circunferência inscrita nesse mesmo triângulo, ou seja, é igual ao dobro do apótema r.