O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
as Grandes Navegações; a Reforma Protestante (que levou a uma crise religiosa) encabeçada por Martinho Lutero; a invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg; o fim do sistema feudal (início do capitalismo);
Principais características do Classicismo: - Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma. - Influência do pensamento humanista. - Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo.
Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.