O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos da empresa podem ser alvo da ação. ... Econômica: permite que os resultados contábeis tenham maior exatidão.
A auditoria externa tem a finalidade principal de comprovar a veracidade dos registos e informações contábeis apresentados por uma empresa. ... Dessa forma, a auditoria externa acaba se provando como um instrumento essencial para transmitir segurança e confiabilidade quanto as informações divulgadas pela companhia.
Primeiramente, evidências de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
1.
Dependendo do âmbito, há uma série de normas de auditoria a serem seguidas, por exemplo: NBC T 11 – Norma de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis; NPA 14 – norma que estabelece os padrões técnicos a serem adotados pelo auditor independente; NPA 04 – Revisão Limitada de Demonstrações Contábeis.
Os cinco princípios fundamentais de ética profissional, constantes na NBC TA 200 são: integridade; objetividade; competência e zelo profissional; confidencialidade e comportamento (conduta) profissional.
O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis.
Um bom auditor deve saber trabalhar em equipe, ter visão estratégica, atenção aos detalhes e muito conhecimento na área para trabalhar bem. Outra importante característica desse profissional é a busca constante por aprendizado e novos conhecimentos.