Em síntese, pessoa jurídica consiste num conjunto de pessoas ou bens, dotado de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei. São três os requisitos para a existência da pessoa jurídica: organização de pessoas ou bens, liceidade de propósitos ou fins e capacidade jurídica reconhecida por norma.
Para trabalhar como pessoa jurídica, o primeiro passo que o profissional precisa dar é abrir uma empresa e possuir um CNPJ – um número único e que irá identificar a sua empresa. Para isso, é preciso procurar um cartório ou uma junta comercial (o órgão depende da atividade que você vai exercer).
É possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome no site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas. O recurso é útil para emitir certidões e consultar dados, como quadro de sócios e administradores, no site da Receita Federal, que aceita apenas o número de inscrição de empresas.
Siga o passo a passo:
Consulta, através do número do CNPJ, o Faturamento Anual da empresa e as pendências financeiras. - O Faturamento Anual (Presumido) é estimado com base no último exercício social e cálculado por meio das técnicas de modelagem matemática.
Sabemos que o faturamento é o resultado da soma de suas vendas que foram realizadas durante um período, podendo ser à vista ou a prazo e normalmente é controlado mês a mês. Como também é uma forma que o governo tem para controlar os tributos recolhidos de acordo com a atividade de cada empresa.
Segundo o Dicionário Brasileiro Globo (1993), a palavra Faturamento significa “ato ou efeito de faturar”, onde Faturar é “fazer a relação ou fatura de mercadorias vendidas; incluir na fatura uma mercadoria”. ... b) Compras: aspectos relacionados ao produto que foi faturado e que necessitará ser entregue ao cliente.
O conceito de faturamento real é muito simples, consistindo na soma de receitas que a sua indústria gera.
Significado de Faturar verbo transitivo Fazer a fatura das mercadorias vendidas. Incluir na fatura uma mercadoria. Fam. Lucrar, fazer dinheiro fácil.
No Orçamento tem a opção de FATURAR CONTRA O CLIENTE ou CONTRA A AGÊNCIA. ... No segundo caso é quando a AGÊNCIA passará os valores para o cliente SEM o valor do fornecedor, ou seja, o Pedido de Produção será CONTRA A AGÊNCIA que então passará outro valor para o cliente, cobrando o quanto desejar.
O boleto faturado é uma forma de pagamento à prazo, você compra, nós emitimos a nota fiscal, enviamos e entregamos seu pedido e você só paga o boleto após 30 dias (corridos) à data de emissão do pedido.
Explicando de forma bem simples: o faturamento é igual à soma de tudo que é vendido na empresa, ou seja, de todo o dinheiro que o negócio consegue gerar. Já o lucro é esse mesmo valor, menos todos os custos que a empresa tem com funcionários, impostos, pagamento de fornecedores, entre outras despesas.
O lucro pode ser definido como a diferença entre a receita total e o custo total. Os custos, por sua vez, são divididos em custos fixos e custos variáveis. Para o empresário saber em que nível os lucros podem ser maximizados, ele deve observar também o comportamento dos custos fixos e variáveis.
verbo transitivo Ganhar, interessar, tirar lucros de qualquer indústria ou outra atividade: ele é um dos que lucram com a incapacidade alheia.