Veja também: Notas de corte do SiSU 2021/1 estão liberadas Ao analisar de forma geral, a maioria dos cursos de Medicina exige média de pelo menos 800 pontos no Enem 2020 para a ampla concorrência. No caso das vagas do sistemas de cotas para escolas públicas, as instituições pedem média de cerca de 750 pontos.
O ingresso nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) pode ser feito através:
Não, a UFC não exige uma nota mínima. Para concorrer a uma vaga na UFC, é necessário apenas que o candidato não tenha obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Enem, incluindo a redação. Não é possível saber a pontuação necessária para a aprovação em determinado curso com antecedência.
A maneira mais conhecida de entrar em uma faculdade federal é realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece anualmente. Grande parte das universidades federais utilizam a prova do Enem como forma de ingresso. Mas fazer o exame não é suficiente para concorrer uma vaga.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que concede vagas nas universidades públicas a candidatos que prestaram o Enem. Para participar, é necessário realizar a edição mais recente do Enem e alcançar uma nota maior que zero na redação. Neste programa, não há exigências de renda.
11 Dicas de estudo para passar em uma federal
A concorrência para uma vaga em Medicina é altíssima. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente, com desempenho de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também tem que se encaixar em critérios de escolaridade e renda definidos pelo MEC.
Guia completo: como ingressar em uma faculdade pública
A forma mais tradicional de processo seletivo em faculdade pública é por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas possam ser parecidos, cada universidade tem o seu próprio vestibular. Algumas têm uma fase só, mas a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas.
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade de Franca (UNIFRAN)
Já os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que não poderão usar o desempenho no exame para entrar nas universidades. Nesse caso, os participantes terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais candidatos.
Não será obrigatório fazer o exame. Segundo o Inep, a implementação desse novo modelo de prova será gradual: em 2021, apenas os alunos do 1º ano do ensino médio poderão optar por fazer a prova seriada. Em 2022, estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio poderão fazer o exame.
Da mesma forma que os demais participantes, quem vai fazer o Enem apenas para ter uma experiência de como é a prova, deve seguir o calendário de inscrição divulgado pelo MEC na página oficial do exame e pagar a taxa de inscrição, quando for o caso, igualmente aos outros.
Somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020, ou seja, treineiros só poderão fazer as provas impressas. No ato de inscrição, o participante deverá escolher entre a prova impressa ou digital. Não será possível fazer as duas.
Em janeiro de 2021, poderão participar do Enem digital apenas os candidatos que já fizeram suas inscrições para o exame. ... Participantes com deficiência auditiva ou baixa visão, por exemplo, devem fazer o Enem impresso.
12 filmes e séries para assistir antes de fazer a prova do ENEM
Para o registro é preciso que o candidato forneça o número de CPF e do documento de identidade. Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal válido e único. O participante deverá criar uma senha de acesso ao sistema, que será utilizada durante todo o processo do Enem, bem como o número de inscrição.