Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:
Cozinhar e lavar roupas e louçasContraia os músculos da barriga e apóie um dos pés sobre um banco baixo ou um balde. Isso ajuda a manter a coluna ereta. Varrer o chãoUse uma vassoura cujo cabo seja proporcional à sua altura, assim você não terá de se inclinar para frente.
Qual é a sua postura no dia a dia? Uma boa postura é a posição normal da nossa coluna (posição neutra), e se define da seguinte forma: Quando estamos de pé, vamos ter as costas eretas, ombros para trás e no mesmo nível, queixo paralelo ao chão e com uma leve contração da musculatura abdominal (vide figura ao lado).
4 dicas para evitar a dor nas costas durante a jornada de estudos
A postura correta para dormir é adotar uma posição que mantém a curvatura na região lombar e deixa a coluna em posição neutra. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados.
Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro. Ao contrário da posição de lado, em que ele fica mais alto, ao deitar-se virado para cima ele deve ser bem baixinho. "Assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical", explica Trevizani.
Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.
Dormir de Barriga para cima Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono. Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço.
Existe uma condição específica que causa dificuldade para respirar deitado chamada dispneia noturna paroxística. Ela é definida pela sensação de respiração encurtada que acorda o paciente após um ou duas horas de sono e é aliviada quando a pessoa senta ou levanta.
A dificuldade para respirar deitado é uma disfunção preocupante, pois pode indicar a existência de alguma complicação ou doença mais grave. Quando o indivíduo só é capaz de respirar com perfeição sentado ou em pé, deve comunicar seu médico para exames de avaliação.
Você pode ser portador de rinite (alérgica ou de outros tipos), desvio do septo nasal, pólipos nasais, sinusites, hipertrofia de cornetos ou simplesmente ser refém de um hábito respiratório errado. Nesse último caso, você vai precisar reaprender a respirar. E isso deve ser feito o quanto antes.
Pode ser na hora de acordar ou minutos antes de dormir. Um bom exemplo é ficar deitado com o peito para cima, mantendo os braços relaxados. Inspire o ar pelo nariz e encha o pulmão, soltando-o pela narina. O exercício aumenta a oxigenação e relaxa o corpo.