EQST

Qual A Linha De Pensamento De Durkheim?

Qual a linha de pensamento de Durkheim?

Herdeiro do positivismo de Augusto Comte, Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim seria mais fácil de estudá-los. Ele propôs regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse mais “científica”.

Qual o ideal político de Durkheim?

Lacroix (idem, p. 256) afirma assim que o "objeto político" da sociologia durkheimiana é a função social do Estado na sociedade. Mas seu fundamento não poderia ser a força física, como em Weber. Os laços que poderiam unir os homens deveriam ser morais, coletivos e legitimados democraticamente.

Quais são os tipos de sociedade de acordo com a abordagem de Durkheim?

Para o sociólogo francês Émile Durkheim, podemos elencar dois tipos de sociedade divididos pelo grau de coesão e solidariedade contidos no interior de cada um: sociedade de solidariedade mecânica e sociedade de solidariedade orgânica.

Quais são os tipos de solidariedade social definidos por Durkheim?

Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica em uma sociedade vai além da soma dos indivíduos (suas consciências individuais), ela se constitui na consciência coletiva.

Qual a razão pela qual Durkheim dizia que fatos sociais exercem coerção sobre as consciências individuais?

Para ele, as consciências individuais são formadas pela sociedade por meio da coerção. A formação do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas, princípios morais, religiosos, éticos, de comportamento, etc. que balizam a conduta do indivíduo na sociedade.

O que significa dizer que a sociedade não é um mero aglomerado de indivíduos para Durkheim?

Como afirma Durkheim, as sociedades não são meramente a soma de indivíduos, mas um sistema formado pela associação entre indivíduos.

Como Durkheim define o caráter coercitivo e exterior dos fatos sociais?

Isso significa que os fatos sociais são gerais, coercitivos e exteriores, ou seja, eles se apresentam como regras gerais no modo de agir dos sujeitos de uma sociedade, são exteriores ao sujeito, e são coercitivos na medida em que atuam como forças em cima dos indivíduos.

Como se dá a relação entre indivíduo e sociedade para Durkheim?

O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.

Qual o método de pesquisa de Max Weber?

Weber, autor que mais diversificou seus estudos, contribui metodologicamente com o método compreensivo, racionalista, partindo da ação social e com os tipos ideais para dar à sociologia um caráter científico.

Quem criou o método comparativo?

Vista do “Do método comparativo em história”, de Henri Pirenne.

Qual é a relação entre o método comparativo é o autor Max Weber?

Max Weber, como se sabe, lança mão do método histórico comparativo para identificar a "causa fundamental" do capitalismo ocidental. ... 22), os conceitos gerais nas ciências sociais devem ser formulados a partir da comparação entre "ações e sentimentos" de atores envolvidos em situações históricas concretas.

Qual o método de análise de Karl Marx?

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica. Palavras-chave: Método marxiano.