Assim , é interessante haver um estudo de campo justamente para haver coleta de dados para que sejam utilizados para o fim de melhor entender a evolução humana .
O trabalho de campo constitui parte de um experimento científico. É uma atividade realizada por pesquisadores na natureza ou no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Engloba a coleta e/ou registro de dados, caracteres, informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo.
Atribui-se ao antropólogo a tarefa de formular princípios explicativos da formação e desenvolvimento das culturas humanas. A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”.
A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo. Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é.
O Método Antropológico A antropologia tem como objeto privilegiado de estudo costumes, crenças, hábitos, universo psíquico, mitos, rituais, processo histórico, linguagem, leis, relações de parentesco. Todos esses são aspectos subjetivos dos diferentes povos do planeta.
Estudo de grupos e instituições sociais, processos culturais e dinâmica espacial no contexto urbano contemporâneo, com ênfase tanto nas territorialidades, movimentos sociais e discussões sobre processos de requalificação urbana, quanto na análises de redes de sociabilidade, juventude e lazer.
Em linhas gerais, a noção de cultura urbana formulada pela Escola de Chicago, fruto de um conjunto amplo de pesquisas, pode ser creditada principalmente a três autores: Park (1987[1916]), que concebeu a cidade como um campo de investigações da vida social, influenciando várias pesquisas da época (Becker, 1996), bem ...
A história da Antropologia no Brasil foi dividida em três fases: 1) Os pioneiros, 2) Período formativo, e 3) Fase contemporânea.
A primeira corrente teórica que propriamente pode ser chamada de antropológica, o evolucionismo cultural pressupunha uma unidade psíquica do ser humano.
A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural. Nestas esferas, campos de estudo diversos se tornaram independentes, sendo que a primeira é geralmente classificada como ciência natural e a segunda como ciência social.
Claude Lévi-Strauss
Émile Durkheim
Pensadores da antropologia
O surgimento da Antropologia é datado no início do século XIX, em uma época, que o pensamento do Iluminismo era o que se destacava. O “homem poderia tudo e a máquina transformaria a matéria”.
A antropologia começou a ser praticada no Brasil no final do século XIX. Na época, assim como a maioria das outras ciências, as pessoas que a praticavam eram diletantes e o seu processo de formação era autodidata.
2. Antropologia Pré-histórica: também conhecida como Arqueologia, trata do estudo do homem através dos vestígios materiais encontrados no solo ou em inscrições rupestres, buscando construir interpretações sobre sistemas sócio- culturais já desaparecidos.
Ponto de eclosão da Antropologia O espaço social da eclosão da Antropologia como disciplina científica, dotada de uma missão investigativa com base em outras ciências, como a Biologia e a Física; situa-se no espaço continental europeu, primordialmente, com a Alemanha, França e Inglaterra.
Linguística antropológica é o ramo da ciência linguística que estuda a linguagem a partir das bases de conhecimento da antropologia. Não deve ser confundida com Antropologia Linguística, que se propõe a ser o ramo da antropologia que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica.
A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do Homem. ... Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológica, e científica natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente ontológica do homem.