O aproveitamento integral de alimentos significa usar os nutrientes contidos em partes usualmente não aproveitadas tais como talos, cascas, sementes, folhas, entre outros, permitindo a preparação de novas receitas saudáveis e criativas para o cotidiano, contribuindo para uma alimentação mais rica.
O desperdício de alimentos é uma grande preocupação no mundo. Aproveitar os alimentos integralmente é um dos meios de se reduzir esse impacto somando-se ao benefícios nutricionais que estes podem conferir adicionalmente através de cascas, sementes e talos.
Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados.
Aproveite melhor os alimentos e pare de jogar dinheiro no lixo.
Aprenda a reaproveitar alimentos e diminuir o desperdício
Depois de tirar as folhas, corto os talos em pedaços e coloco em uma panela com água. Deixo ferver por alguns minutos, até que a água fique verdinha. Dá para usar na hora ou congelar em saquinhos de plástico para os próximos dias.
E por isso vou dar algumas dicas de uso. ♥ FOLHAS: Depois de higienizar você pode fazer refogado exatamente como faz com a couve! ♥ TALOS: Depois de cozido você pode picar e por em bolinhos, arroz ou ainda pode fazer ele igual você faz com o brócolis e refogar com bacon e alho que vai ficar incrível!
Comece retirando parte da casca dos brócolis (são muito fibrosas para comer). Corte os talos em fatias finas, meio que na transversal, como na foto (assim as fatias ficam maiores). Tempere com o sal, a pimenta, as ervas e o azeite. Mexa bem para cobrir todas as fatias de talo de brócolis.
O sabor dos talos do brócolis é ligeiramente doce e muito delicioso. Podem ser consumidos retirando sua capa exterior e cortando-os em partes pequenas. Para sua correta preparação, eles devem ser cozidos antes que as flores, já que demoram uns minutos a mais para ficarem prontos.
Embora estejamos acostumados a só comer as flores, nas folhas e no talo do brócolis se concentram uma grande quantidade de nutrientes que não deveríamos desperdiçar. ... O sabor das folhas lembra um pouco da flor mesmo. As folhas mais jovens pode ser jogadas na salada e comidas cruas.
A hortaliça in natura pode ser lavada em água corrente e/ou deixada de molho em água com um pouco de vinagre por cerca de 30 minutos. Depois disso, pode ser preparada e consumida da forma que for desejada.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Passos
Higienizar o brócolis Lave o brócolis sobre água fria para remover as impurezas. Se quiser higienizar o brócolis coloque-o em um recipiente com água e 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco ou de maçã e deixe ficar por 15 minutos.
Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano. Prontinho!
Separe-os e lave-os em água corrente. Coloque água para ferver em uma panela com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Quando levantar fervura, mergulhe os brócolis e deixe-os cozinhar por três minutos.
A cor normal dos brócolis é verde; se vir que as flores se converteram em um tom mais amarelado é porque a verdura se estragou. ... Os brócolis devem ter um cheiro fresco, se o cheiro estiver mais amargo ou tiver mau cheiro significa que estragou.
O brócolis bom para consumo deve apresentar uma tonalidade verde - quanto mais verde escuro estiver o brócolis, mais fresco será. Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. ... Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.
Isso se deve aos compostos sulfúricos que o vegetal possui, que se liberam intensamente durante a ebulição. Se o cheiro incomoda demais, é possível aliviá-lo colocando algumas gotas de leite ou pedacinhos de aipo na água.
Isso ocorre porque a enzima mirosinase é sensível ao calor. Se você cozinhar brócolis também logo depois de cortar, a enzima é desnaturada. Como resultado, são produzidas pequenas quantidades de sulforafano e outros compostos contendo enxofre. Estes compostos incluem sulfato de hidrogênio e sulfureto de dimetilo.
Tenha outro vegetal em mãos para remover o odor Enquanto ele estiver cozinhando o brócolis, acrescentar outro vegetal ajudará a minimizar o odor. Por exemplo, adicione um pouco de aipo ao processo, pois esse vegetal é bastante aromático e impedirá que o cheiro do brócolis prevaleça.