As regras em todos os esportes são estabelecidas para garantir uma disputa justa entre competidores e promover um ambiente de boa esportividade. É de vital importância que todos os jogadores que queiram participar em um determinado esporte, obtenham os recursos que precisam para aprender as regras e aderir a elas.
Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá.
UNO é um jogo de cartas, cujas partidas podem ser disputadas de 2 a 10 jogadores simultaneamente. O objetivo é descartar todas as cartas que você tem na mão: vence aquele que conseguir fazer isso primeiro. Passo 1. Inicialmente, as cartas são embaralhadas e 7 são distribuídas para cada jogador.
O baralho de UNO é composto de 114 cartas, marcadas de 1 a 9 ou contendo 'ordens'. Os naipes do baralho tradicional são substituídos por quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul. As cartas especiais (“ordens”) são as seguintes: Pular.
O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras.
As cartas tem a seguinte pontuação:
Fazer comprar cartas é como uma traição. Quem nunca colocou as amizades em risco por conta de uma carta +4 ao jogar UNO? ... “Se alguém colocar uma carta +4, você deve comprar quatro e sua vez é pulada. Você não pode colocar +2 para fazer a próxima pessoa comprar mais seis cartas.
Há quatro "coringas que mudam de cor" e quatro "coringas comprar quatro", o que resulta num total de 108 cartas.
"Se você suspeitar que uma carta +4 foi jogada para você ilegalmente, você pode desafiar o jogador. Ele precisa mostrar a mão dele para você. Se ele for culpado, deverá pegar quatro cartas no seu lugar.
Como jogar UNO
Para poder jogar uma carta, porém, é preciso que ela combine com o card que estiver na mesa. Se houver uma carta verde com o número 4, o jogador pode tanto jogar outra carta verde qualquer, quanto outra carta que tenha o número 4. Se não houver nenhum card que combine, é preciso comprar um da pilha.
Esta carta só deverá ser jogada quando o jogador não não possui nenhuma outra carta que possa usar. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o primeiro jogador está “blefando”, pode pedir para conferir a mão deste, se estiver certo, o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas como punição.
Em 1971, Merle Robbins e seu filho Ray jogavam Oito Maluco como faziam normalmente. Merle não andava satisfeito com as regras do jogo, que sempre traziam conflitos à família. Ele queria jogar de uma forma diferente e decidiu modificar as regras do Oito Maluco criando um novo baralho colorido. E foi aí que nasceu o UNO!
O desafio consiste em tentar descobrir se o jogador teria uma outra carta da cor solicitada. Se o desafio estiver correto, a função da carta é invertida, exigindo que o usuário que baixou a carta efetue a compra. Mas, se o desafio estiver incorreto, o desafiador deverá comprar até seis cartas.
Use as cartas de ação. Jogue as cartas de Pular. Essas cartas forçam o jogador depois de você a perder a vez e são ótimas para impedir os que já estão na condição de UNO a perder a vez de ganhar. Jogue-a se o jogador seguinte estiver em UNO, pulando a sua ver e permitindo que o próximo jogue.