As calhas e os bueiros são as principais ferramentas utilizadas, por serem mais práticas. O método de coleta que leva a água pelos tubulões para rios e córregos, evita que a mesma se acumule em regiões habitáveis e principais centros urbanos, evitando inundações e tragédias.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
O processo de instalação de drenos pode ser resumido em 7 etapas:
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar. O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
Nessa profundidade, você deve incluir uma camada de areia de 20 m de altura, bem como a camada para o sistema de drenagem de 40 cm. Assim, a profundidade necessária para o terreno é de 60 cm. O sistema de drenagem é indispensável na construção da quadra de areia. E o sistema que o ITF recomenda é o espinha de peixe.
Conforme resposta do colega. R: Primeiro abra uma vala para a drenagem no perimetro, depois encaminhe essa agua para algum veio de agua com nivel inferior, ou faça o bombeamento, depois faça a limpeza do terreno, coloque um solo firme, compacte, coloque rachao e compacte...